domingo, 16 de novembro de 2008

Já são dois vasos de Anónimas

Esta foi uma das muitas espécies atacadas no Verão passado, primeiro por pragas e depois por venenos. O vaso maior esteve infestado por ácaros da terra - que, aliás, ainda vão reaparecendo - e muito ramos partiram-se quando o pulverizei. Aproveitei o que pude para um vasinho mais pequeno e agora estão ambos recuperados. Infelizmente, continuo sem saber o nome desta planta. Foto de 13/11/2008:

7 comentários:

Mar.garida disse...

são bonitas as plantinhas, mas náo te posso ajudar a identifica-las porque não as conheço também. Fico contente que tenham recuperado das maleitas que sofreram :)

Hazel Evangelista disse...

Que lindas, que delícia de plantinhas...!
Ainda bem que se safaram das pragas!

PS-Estou de volta!

Hazel Evangelista disse...

Ia comentar no post da begonia, mas lembrei-me que talvez a Dama do Lago não consulte os comentários dos posts mais antigos (acertei?).

A sua begónia está linda. É parecida com uma que tenho (que salvei do lixo). A minha é uma begonia lana (também vou aprendendo uns nomes... ó ó).

Já esteve em tantos sítios diferentes da casa, e não consigo que ela esteja com as folhas direitinhas como vejo na sua. Costuma ter as folhas e os ramos muito moles.
Dou-lhe água, tem luz... o que poderei estar a fazer de errado?

Parece-me ser uma planta sensível, e deve ter sido por isso que a deitaram fora.
Sei que deveria dar flor, mas a minha nunca deu.

Podia dar-me alguns conselhos sobre como cuidar melhor dela?

Dama do Lago disse...

Margrida: Não estão totalmente recuperadas pois os tais ácaros continuam a aparecer de tempos a tempos. em todo o caso, não parecem afectar muito as plantas, até agora nenhuma morreu por causa disso...

Hazel: Pode comentar sempre onde quiser, mesmo nos posts muito antigos, pois tenho serviço de notificação de comentários ;). Respondendo à pergunta, begónias há muitas e cada espécie tem as suas particularidades. Confesso que não percebo grande coisa delas mas sei que, normalmente, quando uma planta está mole e não é falta de água... é excesso dela! Tente manter a terra húmida mas não mais do que isso, a ver se nota alguma melhoria.

daniela disse...

Olha que coincidência, pois acredito que as suas plantinhas são as mesmas que as minhas, mas também não sei o nome. Estou esperando ajuda para descobrir!

Suas plantas estão lindas! <3

beijos.

Nane disse...

Olá, Dama do Lago. Não sei como chamam essa planta em Portugal, mas aqui no Brasil chamamos vulgarmente de "Dinheiro em penca"; tenho uma também. Espero ter ajudado! Bjs, Nane.

Dama do Lago disse...

Daniela: Logo que eu souber alguma informação coloco aqui. Há plantinhas que se revelam um verdadeiro quebra-cabeças!

Elaine: Já fui investigar e a planta que refere chama-se Callisia repens. Infelizmente não é a mesma que a minha - são parecidas mas não são iguais. Em todo o caso, obrigada pela dica, fiquei a conhecer mais uma espécie que não conhecia :)!