terça-feira, 18 de novembro de 2008

Lagartas

Estas fotos não eram para ser publicadas mas descobri recentemente, num comentário que a Nand fez no blog do Miguel, que as criaturas se chamam Papilio Machaon...

... aqui estão elas, flagradas a destruir a minha Arruda, em 28/09/2008:




Claro que eu não podia deixar que comessem toda a minha planta e, mesmo achando-as muito giras, também não suspeitava que se tornariam assim:


Acabei por resolver o assunto podando a Arruda e deitando os ramos, juntamente com as respectivas habitantes, para o campo por detrás da minha casa. Eventualmente ainda comeram bastante do que sobrou ou então serviram elas mesmas por ir parar ao papo dum passarinho. Em todo o caso, voltaram à Terra... mas eu confesso que tenho pena de não ter visto as borboletas. Pena... se comessem alface ainda lhes dava alojamento mas Arrudinha só tenho uma e é de estimação!

15 comentários:

Hazel Evangelista disse...

Uau... como lagartas, já são giras (até parecem um brinquedo!), mas, como borboletas, são lindas mesmo...

Bem, fique atenta à sua varanda, um dia destes pode receber visita de algumas lindas borboletas com saudades do "Restaurante do Lago"...

Muito, muito obrigada pelos conselhos com a "Comigo-ninguém-pode". Fiquei tão contente por lê-los.
Não sabia de tantos detalhes interessantes sobre a planta, e adorei aprender.

Curiosamente, também suspeitei que a planta tivesse sido deitada fora pelos motivos que mencionou - estamos em sintonia.

Ainda bem que ela gritou com força...

greentea disse...

as lagartas são lindas mas tb estavam a destruir a minha arruda e fiz o mesmo q tu - deitei-as para a mata nas trazeiras , tal como falo aos caracóis que me comem as plantinhas !!

Miguel disse...

Pois é! EU ainda não tive a sorte de ter um destes visitantes nas minhas arrudas, mas acho que se não soubesse a minha reacção seria a mesma que a tua, e acredito que depois das tuas pragas de Verão tudo o que seja bicho te meta medo! Mas eu agora estive a informar-me e ando a semear umas arrudas para que esta espécie se possa servir de algumas se assim lhes apetecer ;) Afinal, acaba por estar tudo relacionado e tem tudo o fim de sentirmos que fazemos bem ao mundo.

ameixa seca disse...

As que atacaram as minhas aromáticas não eram assim! Eram bem mais feiosas... só verdes!!! Matou uma cambada delas mas acabei por cortar as aromáticas mais sacrificadas :)

Mar.garida disse...

Lindas mesmo :) pena "destruirem" as plantas porque adoro borboletas mesmo. Espero eu se tenham safado lá nas traseiras e se tenham sabido esconder. Largartas verdes dá que tipo de borboleta? :) Mas eu até acho piada ás lagartas.

teresa g. disse...

:D Toda a gente que tem uma arruda acaba por ter esta 'simpática' visita. EStou super à pressa e não tenho tempo de ir à procura, mas um ano destes andei atrás das borboletas para colocar no blog, porque são lindíssimas. E eis que... pois, foram poisar na arruda para pôr ovinhos. E passadas umas semanas a arruda estava toda rendilhada rsrs. Foi assim que descobri quem elas eram. Parece que também usam outras plantas mas devem preferir a arruda, porque onde quer que a haja, mais tarde ou mais cedo lá aparecem os papilio. Dizem que voam quilómetros atrás do 'perfume' da arruda... :)

Vai-te preparando, no próximo ano voltam ;)

Miguel disse...

É verdade, gostam tanto da arruda como do funcho e até de salsa ocasionalmente. ando a ver se elas vêm ao meu cantinho, porque teria muito gosto em dar-lhes abrigo.:)

clau disse...

Que belo dilema, heim...?!
Pq é o ciclo da natureza e todos sao belos e sao uteis.
Mas nòs, seres humanos, estamos sempre fazendo no meio , n'é verdade?
Eu tb, mm sendo contra, estou matando traça aos montes para elas nao acabarem com a comida aqui de casa...
Que podemos fazer...?
Bjs!

kiko disse...

Olá! Eu venho de um blogue chamado Lepidopteros (em Azeitão).

Lepidopteros- borboletas

Gostei de ver que essa espécie anda a propagar-se, está espécie chamada Papilio Machaon ou Cauda de Andorinha, come realmente Arruda como já viu, mas não as mate! Elas não sobrevivem pois esta espécie come muito!! Queria propor-le uma coisa: Comprar-se Salsa , não daqueles que se vndem para conzinhar mas a planta mesmo, e assim que vir essas lagartas mudar logo para esta planta, se tiver nojo pelas lagartas pode simplesmene usar uma pinça e mudá-la de planta para outra.
Bem, já agora aproveito para dizer que este blogue será uns que vou visitar algumas vezes ou mais do que isso! :)

Adeus! O meu blogue é

kiko disse...

www.borboletasemazeitao.blogspot.com

Dama do Lago disse...

Hazel: Bom, se a sua antena indicou o mesmo que a minha, provavelmente temos razão... Coitada da planta, o pessoal não se toca? Não bastava fazerem dela um pára-raios como, ainda por cima, espetam com ela no lixo, bem fundo, para não ter salvação. Que ignorância...

Greentea: Deitar os bicharocos para o campo é capaz de ser a solução mais "decente" - pelo menos não me ocorreu melhor! Afinal, alguém acaba por se safar, sejam as lagartas, sejam os predadores.

Miguel: Deixa estar, quando aparecerem por cá ofereço-tas todas!

Ameixa: Pois... uma lagarta consegue comer uma planta inteira em menos de nada. També já cá tive dessas verdes e devoraram muita coisa, cidreira, hortelã, arruda, gatária, salsa... Comeram mais elas do que eu!

Margarida: Não percebo nada destes bichinhos mas desconfio que as lagartas verdes dão borboletas brancas...

Jardineira: Por acaso até gosto do cheiro da arruda - a maior parte das criaturas não gosta - o meu nariz deve ser de outra marca!!

Clau: Acho que a coisa estaria mais justa se o meu Jardim não fosse num 3º andar...

Dama do Lago disse...

Oi Butterkiko, bem vindo ao Jardim :)! Como disse, não as matei, só as removi. Claro que eu não sabia que eram lagartas tão interessantes mas, mesmo assim, não tenho condições para as manter. Não tenho nojo nenhum das bichinhas, só que a minha varanda é pequena, está sobrelotada e tenho sérios problemas com pragas durante o Verão (se procurares nos posts mais antigos vais ver o pandemónio que foi!!). Em todo o caso, parece que já há um voluntário para acolher as lagartas, se voltarem a aparecer. Se também estiveres disposto a dar-lhes casa, por mim tudo bem :)

*Sandra* disse...

Além da destruição de provocam...há que dizer que são lindíssimas:P

Hazel Evangelista disse...

Olá, Dama do Lago.
Tenho um Meme para si. É sobre a infância.

Beijinhos e boa semana

Dama do Lago disse...

Sandra: São sim! De resto, não resisti a guardá-las em fotografia ;)!

Hazel: Obrigada... mas eu tou pitosga! Fui à Casa Claridade e não dei com ele...