quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Salvia elegans em flor

A planta ficou com mazelas devido a ter saído de um cantinho abrigado para uma varanda ventosa. Algumas folhas secaram pelas orlas e encontrei estes botõezinhos, literalmente, encolhidos de frio. Foto de 02/11/2008:


Mudei o vaso imediatamente para a estante de forma a ficar abrigado do vento e foi o que bastou para arrebitar. Aqui o pormenor das flores, em 08/11/2008:


Aqui uma foto tirada em 13/11/2008, já com muitas florzinhas abertas:

6 comentários:

Miguel disse...

As flores estão espectaculares! Que sorte, a minha ainda não aparenta ter qualquer tipo de flores. Quanto às folhas que ficaram meio danificadas, não é grave, uma vez que ao ritmo a que esta amiga cresce, vais ter muitas mais folhas dentro de pouco tempo.

ameixa seca disse...

Não conhecia esta planta... as florzinhas são lindas! Gosto do vermelho :)
Bom fim de semana!

Dama do Lago disse...

Miguel: Isso da tua planta não dar flores é mesmo intrigante... Só me ocorre que possa ser da temperatura ou do número de horas de luz, mas mesmo assim... será que há assim tanta diferença entre o teu cantinho e a minha varanda?

Ameixa: Tenho a certeza de que tu ias adorar usar este tempero nos teus cozinhados, inventavas já uma receita deliciosa ;)!

teresa g. disse...

Provavelmente foi sede, o vento seca bastante, e aquele comportamento de pontinhas murchas é sinal de falta de água. Como o Miguel diz, ela cresce rápido, mas por isso também é um pouquito exigente em água, se estiver vigorosa e bem habituada. É possível que as do Miguel não dêem flor por estarem com crescimento vigoroso, muitas vezes o florescimento só acontece quando há uma mudança na proporção de nutrientes do solo e o crescimento das folhas se torna menos vigoroso (daí os adubos para plantas de flor serem diferentes)

Mar.garida disse...

Que interessante :) muito bonita a planta. Tadinha resentiu-se do frio. Ainda bem que já a colocaste abrigada.

Anónimo disse...

Que lindas flores da Salvia, a minha tem as flores mais cumpridase verde claro cinzento, deve ser outra espécie com o nome de Salvia officinalis. Tomará que der flores bonitas assim.
Parabéns pelo blog. Só falta invertar algo pra gente sentir o cheiro.. huuhumuhmm