sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Será Mentha piperita x citrata?

Nome comum: Menta-chocolate

Ainda subsistem algumas dúvidas na identificação desta plantinha mas, para já, é assim que vai ficar rotulada. Ela já mora no Jardim há algum tempo mas tenho adiado esta postagem, na esperança de decifrar o mistério (coisa que, pelos vistos, ainda vai tardar). Assim sendo, aqui fica a foto tirada à chegada:


Exemplar: Planta envasada, oferta do Miguel e chegada ao Jardim em 16/10/2008.

Indicações de cultivo: Como todas as hortelãs, gosta de uma posição na meia-sombra, em local com muita humidade. Também se dá muito bem ao sol, desde que tenha água em quantidade suficiente. Espalha-se facilmente, se tiver espaço. Tem folhagem verde, com caules arroxeados e deverá produzir flores em tons de cor-de-rosa, no Verão. A planta é vigorosa e deverá ser podada com frequência, de modo a manter o crescimento compacto e folhagem abundante. No final da estação de crescimento a planta deverá ser podada até ao nível do solo. 

Uso culinário: A Menta-chocolate é ideal para ser usada em sobremesas, sobretudo em receitas com chocolate, bem como em saladas e para aromatizar caldas e molhos. Faz um excelente licor. Deve ser usada fresca e, para sua conservação, poderá ser congelada. Em seco perde muito do seu aroma.

Outros usos: Faz um banho aromático muito agradável e revigorante. 

Mentha x piperita var. citrata (Ehrh.) Briq.

4 comentários:

*Sandra* disse...

Ainda não me deixei levar pelo fascinio das plantas aromáticas, mas deve estar para breve:d
Bjokas

Dama do Lago disse...

Ah, não te acanhes :)!...

clau disse...

Sei nao...
Vc experimentou o gosto dela?
Pq a menta piperita tem um gosto danado de pasta de dentes!
E isto nao deixa de ser um bom diferencial.
Bem... ao menos seria para mim, rss.
Bjs!

Dama do Lago disse...

Clau, todas M. piperita têm essa nota aromática, o problema é que existem muitas variedades de M. piperita. Esta, a 'citrata', deveria ter, além do mentol, um certo aroma achocolatado, coisa que o meu nariz não indica. Se calhar o mal é do nariz, nunca se sabe! Mas o certo é que ainda não consegui ter a certeza da identificação.