sábado, 1 de novembro de 2008

Camellia japonica L.

Nomes comuns: Camélia, Cameleira

Foto de 16/10/2008:


Exemplar: Planta envasada, oferta do Miguel e colocada na varanda em 16/10/2008.

Indicações de cultivo: É uma planta sempre-verde, de origem asiática, nomeadamente da China, da Coreia e do Japão. Cresce naturalmente em forma de arbusto mas pode ser podada para formar uma arvoreta até 6-8m de altura. Gosta de um solo ácido, fértil e bem irrigado. Dá-se bem sob sol directo ou na meia-sombra. A época de floração varia de acordo com o clima em que está inserida, podendo ocorrer durante todo o ano nas regiões mais quentes. Apesar de se dar bem em climas temperados e mediterrânicos, não se adapta a climas demasiado quentes e secos. Tolera a geada e a neve mas é sensível ao vento frio e forte. É susceptível ao ataque de cochonilhas. Multiplica-se, preferencialmente, por estaquia e por alporquia. A planta é hermafrodita e também produz sementes mas estas tendem a ser fracas e pouco viáveis quando se formam por autopolinização.

Uso culinário: A Cameleira é mais conhecida como planta ornamental, porém, existem referências ao seu consumo na cozinha oriental. Das suas sementes é extraído um óleo alimentar conhecido como "tsubaki" e as suas flores são utilizadas, secas e cozinhadas, em pratos de arroz tais como o "mochi" japonês. As suas folhas são utilizadas para infusões, tal como as da sua parente mais conhecida, Camellia sinensis Kuntze, a planta do chá.

Uso medicinal: A planta tem efeito hemostático e tónico. As flores são adstringentes e anti-hemorrágicas. Podem ser utilizadas para o tratamento de queimaduras, sendo para isso misturadas com óleo de sésamo e aplicadas sobre as zonas afectadas. Demonstra propriedades anti-cancerígenas, sendo que o seu potencial como medicamento se encontra em estudo.

Outros usos: As suas flores têm sido usadas em tinturaria para obter um belo tom de verde. O óleo que se obtém a partir das sementes também é utilizado em cosmética, nomeadamente em produtos para o cabelo. De resto, utiliza-se como planta ornamental. Existem numerosos híbridos com flores de várias cores que tanto embelezam os jardins como os espaços interiores. As camélias são boas flores de corte, bastante duráveis, desde que as suas pétalas não sejam tocadas, pois ficam com manchas escuras. A folhagem é igualmente utilizada em arranjos florais.

Curiosidades: É a flor inspiradora do romance "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas Filho. Na linguagem das flores, as camélias brancas significam virtude despretensiosa e beleza perfeita, ao passo que as camélias cor-de-rosa representam a grandeza da alma e as camélias vermelhas o reconhecimento. A tradição popular fala de uma antiga rivalidade entre a Rosa e a Camélia por, a primeira, ser tão perfumada mas terrivelmente espinhosa e, a segunda, ser meiga mas ter um cheiro tão ténue, quase inexistente. 

Sinónimo botânico: Thea japonica (L.) Baill.

3 comentários:

Mar.garida disse...

Gosto muito de camélias. Tenho várias nos jardins :)

Dama do Lago disse...

Por acaso nem ligava muito a esta planta mas acabei por descobrir que tem muito que se lhe diga ;)!

Ana Maria disse...

Sempre gstei de camélias, mas as minhas nunca deram flores. Agora que mudei-me de casa comprei uma e coloquei num jardim com pouco sol e muita agua. incrivel, que o pé esta todo branco de flores, parece até que são artificiais. Nesta semana ganhei mais duas antigas, que estão com as folhas tipo enferrujadas, estou preocupada se podera passar para a outra. Como tratar desta doença?
abraços
Ana