quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Custou mas foi!

Parece que, finalmente, posso afirmar que consegui instalar as gatárias na varanda. Apesar de toda a lentidão inicial e das posteriores pragas, os pés sobreviveram e já foram mudados para vasos maiores. Fotos de 22/10/2008.

Aqui o exemplar mais velho:


Aqui a totalidade das plantas que surgiram da segunda sementeira e que, por falta de espaço, não foram separadas. É de notar que já passaram sete meses desde que a sementeira foi feita mas ainda há sementes a germinar e tenho encontrado cada vez mais plantinhas dentro deste vaso: 


Depois de ter tirado as fotos podei ligeiramente as plantas de modo eliminar as folhas destruídas por filária, mosca branca e lagartas. A poda também deverá estimular um crescimento mais compacto e com maior vigor. Do que retirei escolhi os melhores raminhos para secagem e ter uma "micro-colheita" que chega para um bule de chá - pelo menos provo, já não é mau! 

3 comentários:

Miguel disse...

Finalmente todo o trabalho com as gatárias deu frutos, e que grandes que estão.Elas agora safam-se! Ainda tens mais a germinar?fantástico! A ver se todas crescem assim :)

Mar.garida disse...

Não conheço esta planta, como também não conheço muitas outras, mas ainda bem que estão a ter um bom desenvolvimento :)

Dama do Lago disse...

Miguel: Vamos a ver... até tenho medo de deitar foguetes antes da festa, com tanta dor de cabeça que estas meninas me deram!

Margarida: Esta planta é cheia de virtudes apesar de parecer tão singela :), na verdade, é uma das minhas eleitas para o jardim aromático ideal.