sábado, 11 de outubro de 2008

Helichrysum recuperado

Pouco depois do Helichrysum ter chegado ao Jardim notei que ele trazia "inquilinos", nomeadamente umas lagartinhas minúsculas que furavam os rebentos e os iam envolvendo em teias finas. De início pensei que podia removê-las com uma pinça de ourives e paciência de chinês mas, apesar de ter conseguido tirar uma grande parte, algumas ficavam dentro da planta e voltavam a aparecer. Certo dia resolvi acabar com o problema drasticamente e cortei todas as partes que estavam afectadas, bem como todas as que tinham um aspecto minimamente duvidoso. Tive bons resultados. A poda não só acabou com a infestação como estimulou um excelente desenvolvimento da planta. Resta dizer que as lagartinhas sempre se mantiveram aqui e nunca passaram para nenhum outro vaso. Foto de 07/10/2008: 

3 comentários:

Miguel disse...

Ainda bem que está a ficar bom. Esta planta surpreende-me sempre pelo aroma...acho-o mesmo diferente, exótico. Afinal isto sempre se usa na mistura com q se faz o caril ou é apenas de nome? já ouvi tanta coisa..

Mar.garida disse...

às vezes o ideal é mesmo cortar o mal desse modo. Espero que cresça saudavelmente :)

Dama do Lago disse...

Miguel: é impressão minha ou já respondi a esta pergunta um milhão de vezes, tanto aqui como em fórums?!!??! Looolll! É o nome! Claro que também se pode usar esta planta em misturas para tempero mas de resto, é uma planta europeia - na Índia não há disto - e o caril indiano, em si mesmo, é uma mistura que varia de região para região, de um momento para o outro, consoante o que dá na cabeça de cada cozinheiro.

Margarida: obrigada pela força, acho que o pior já passou. Na verdade, esta é das poucas plantas que consegui limpar completamente de qualquer praga - o mesmo não se pode dizer das hortelãs e dos crisântemos.