domingo, 5 de outubro de 2008

Desisti dos Tomateiros

A maioria das plantas ainda estava viva mas em muito mau estado. Foram atacados por tripes, moscas brancas e várias outras pragas não-identificadas. O resultado foi um crescimento muitíssimo lento e, chegados ao início de Outubro, dificilmente dariam qualquer fruta. Fotos de 04/10/2008:


Aqui um dos vasos, mais em pormenor, onde se pode ver a folhagem estragada por uma espécie de poeira branca:


Como estavam a ocupar muito espaço, além de constituírem um foco de infecção para as outras plantas, decidi removê-los dos vasos e dá-los como perdidos em 04/10/2008.

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Dama do Lago!
Visito regularmaente o seu blog, de que gosto bastante.
O problema dos tomateiros foi o oídio, este ano atacou todos, fiz uma experiência que foi borrifá-los com leite, resultou durante algum tempo mas logo ficaram iguais. Diz-me o meu vizinho que este ano necessitavam de enxofre.
No próximo ano será melhor.

Margarida

Dama do Lago disse...

Oi Margarida, obrigada pela visita :)! O oídio foi apenas a machadada final nuns tomateiros que já estavam muitíssimo debilitados... Não gosto nada de arrancar plantas ainda vivas mas neste caso achei que era necessário, para bem dos restantes habitantes da varanda.

Miguel disse...

Oi Dama! Bem, espero bem que isto tenha sido a ultima vitima das prgas do Verão, eu vou agora começar a aventurar-me em algumas hortaliças...Vamos ver se corre bem. Ah, já agora, mudei o endereço do meu blog. Se quiseres substituir aqui na tua lista, agora é: www.plantae-samadhi.blogspot.com ;)

Dama do Lago disse...

Oi Miguel, vou já tratar da substituição ;)!

buedamau disse...

olha os meus também são regularmente dizimados, mas lá me vou safando...
para o oídio tens mesmo que sulfatar, e logo que o tamanho deles já seja razoável. bicheza em geral tiras à mão e a mosca-branca é um verdadeiro problema: tens de andar sempre de olho nas folhas maiores porque é nessa que os ovos se vêem melhor e arrancar directamente para o balde do lixo!! aliás todas as folhas amarelas ou enfraquecidas são para arrancar.
os tomateiros gostam de viver na terra, cheios de água e bem ventilados, daí em vaso não ser tão fácil e como demoram tempo a ficar maduros sofrem bastante.
eu optei por tomateiros cherry, porque são mais pequenos, ficam maduros muito depressa e dão sempre enquanto houver calor. eu ainda ontem andei a apanhar alguns, e estamos em meados de outubro!
não desistas porque não tem nada a ver com o tomate do super-mercado, além de dar um gosto especial comer a nossa própria colheita!

teresa g. disse...

Os tomateiros ficam mais fortes com chorume de urtiga, mas suponho que ñ é mto fácil fazê-lo num apartamento - aliás nem aconselho, que aquilo é um pivete!