terça-feira, 19 de agosto de 2008

O Dia da Batalha

Desloquei-me a uma cooperativa agrícola para comprar um remédio contra as mil e uma pragas que tomaram a varanda de assalto. Aviaram-me um produto chamado Applaud, em pó, para diluir em água e pulverizar. Aqui estão todas as plantinhas que foram tratadas e que vão ficar nas escadas até secarem por completo. Segundo as indicações da embalagem e também da pessoa que me atendeu, os efeitos nocivos do veneno irão dissipar-se num prazo que vai dos 3 aos 7 dias. Por via das dúvidas, vou barrar a passagem das gatas durante pelo menos duas semanas e, obviamente, não consumir nada que tenha sido tratado. Fotos de 19/08/2008:


Lista de plantas pulverizadas:

1 - Todos os tomateiros
2 - Ruta graveolens (vaso grande)
3 - Mirabilis jalapa
4 - Salvia officinalis (vaso grande)
5 - Nepeta cataria (planta mais velha)
6 - Calamintha sp.
7 - Dois vasos de Mentha piperita (vasos redondos)
8 - Chrysanthemum sp. (floreira + dois vasos grandes)
9 - Sedum album
 
Observações: 

Algumas plantas doentes não foram ainda tratadas porque, antes disso, preciso de saber se o produto vai resultar, se é muito ou pouco agressivo para elas e como é que vão reagir. 

Por pulverizar ficaram as seguintes:

1 - Ruta graveolens (vaso pequeno)
2 - Nepeta cataria (caixa de viveiro)
3 - Mentha piperita (floreira)
4 - Mentha spicata 
5 - Mentha pulegium e M. cervina (floreira)
6 - Capsicum annuum
7 - Aeonium arboreum (atacado por filária e, mais uma vez, por cochonilha-algodão)

Os intervalos de aplicação do produto são de 10 dias, podendo fazer-se sequências de 3 aplicações. Segundo as informações prestadas, ao fim da primeira semana começam a notar-se os resultados.

10 comentários:

Hazel Evangelista disse...

Boa sorte com o tratamento, espero que resulte, pois as plantas atingidas são mesmo muitas.
Também já por aqui andei às voltas por causa de uma praga de cochonilhas que me atacou uma data de plantas. Tentei tudo, desde sprays que fabriquei artesanalmente, sprays insecticidas de supermercado, podas, limpeza de folhas uma-a-uma (esta foi preciso paciência de chinês), e acabei por desistir. Algumas plantas coloquei na entrada do prédio, estão ao ar livre e estão a recuperar (embora eu saiba que a praga nunca desaparece, apenas fica mais controlada, e se as trouxer para dentro de casa, volta a desgraça). Outras plantas, acabei por desistir delas.

Mas a praga que assola as suas não tem nada a ver com a cochonilhas e o tratamento há-de dar certo.

Aconselho a fazer sempre os tratamentos quando a Lua está a minguar, pois é a melhor fase.

Beijinhos!!

ameixa seca disse...

Não vais poder comer nada disso? Nem quando a praga tiver passado?

teresa g. disse...

Rs rs espero que ganhes a batalha e a guerra!

Marisa Reis disse...

Isto é o que se chama, guerra aberta às pragas... espero que corra bem e que daqui a uns dias as plantinhas estejam todas bem de saúde...

Dama do Lago disse...

Hazel: Também já tive cá cochonilhas mas são em pequeno número. Seja como for, espero que desapareçam todas também!

Ameixa: Não vou poder comer durante o tempo do tratamento nem durante o intervalo de segurança (os tais 15 dias de que falei no post. Depois disso, claro, lavam-se bem e voltam ao tacho.

Jardineira: Creio que vai ser mais do que uma batalha pois a bicharada não desapareceu com a primeira aplicação. Quem me vendeu o produto diz que é normal e que, possivelmente, só a partir da segunda semana é que vou começar a ver resultados.

Sweet: Também espero, vivamente, que isto resulte pois já perdi vários vasos.

Carla disse...

Vim aqui ter a partir do Fórum: o quiosque das ideias. Nos últimos tempos tenho-me dedicado à jardinagem, em especial das ervas aromáticas que utilizo nos meus cozinhados. No entanto, neste mês o meu girassol foi contaminado pela mosca branca e como estava perto das ervas, ficou tudo com bicho... Conhece algum tratamento que seja eficaz, alguma sugestão? Já tenho as ervas separadas (em locais distantes no jardim) e tratei-as com um desses spray's mas não gostei nada da ideia (e mesmo assim não resultou...).

Peço permissão para adicioná-la lá no meu cantinho.

Boa semana!

morfose disse...

Boa sorte!
Vim aqui espreitar e adorei.
Tb sou amante de plantas e flores.
Tenho um jardim cheio!

Florescer disse...

Hum... batalha naval!!!
Espero que consigas ganhar!
É que as pragas não têm de ser mais fortes que nós...
Beijokas.

Dama do Lago disse...

Carla: Tudo que sei sobre a mosca branca está aqui - infelizmente não sei quase nada, só sei que dão cabo de tudo! O melhor que há a fazer é aquilo que fiz: ir a uma casa especializada e explicar o que se passa.

Morfose: Obrigada pela visita :)! És uma sortuda em ter um jardim cheio, por aqui é quase equilibrismo com vasos! Loolll!

Florescer: Ainda é cedo para saber se ganhei. Vamos a ver...

De Graça é Mais Massa disse...

Olá! Vi seu usuario em um forum e na mensagme que você colocou disse que teria alguns livros para troca ou doação, pois bem, abaixo vai o link do meu site acesse e me envie um e-mail avisando do seu cadastro, Abraços.
http://www.usoutrocou.com.br
usoutrocou@gmail.com
Bom já existe alguns livros também que sabe você não se interessa por algum.