domingo, 10 de agosto de 2008

Annona cherimola Mill.

Nomes comuns: Anona, Anona-do-chile, Atemóia, Cherimóia, Chirimóia, Cabeça-de-negro, Fruta-do-conde

Foto de 08/08/2008:


Exemplar: Semeado em 02/02/2008. Como demorou muito tempo a germinar, já tinha desistido dela e a terra da sementeira já tinha sido utilizada para as hortelãs. Entretanto, mais de seis meses depois, surgiu a surpresa.

Indicações de cultivo: A Anona é uma árvore originária das terras altas da Cordilheiras dos Andes, na Bolívia, Equador, Peru e Colômbia. Forma uma árvore densa e frondosa, atingindo os 5 a 9 metros de altura quando adulta. O seu crescimento é bastante rápido. Gosta de estar sob sol directo, em clima fresco e marítimo. O substrato deve ter boa drenagem e receber regas regulares, bem como adubações trimetrais durante o período de crescimento activo. As podas devem ser feitas quando a árvore está em período de dormência. O seu cultivo em vasos não é recomendado.

Uso culinário: As suas frutas são doces e muito apreciadas, tanto ao natural como fazendo parte de diversas sobremesas e batidos.

Sinónimos botânicos: Annona cheirimola Mill., Annona pubescens Salisb., Annona tripetala Ait.

2 comentários:

clau disse...

Esta fruta è muito apreciada la em SP agora, qto tinha sido em uma época, no passado, qdo constava em varios classicos da literatura em lingua portuguesa.
Os seus frutos sao deliciosos, comidos bem gelados e no ponto justo da maturaçao. Creio que o suco tb deva ser muito bom, se um o fizer.
Mas me parece que isto podera se transformar em uma arvore bem frondosa, nao é verdade...?
Nas nao tenho assim tanta certeza, que nao me lembro de ter visto uma...
Bjs!

Dama do Lago disse...

Pode ficar bem grande! Mas para isso tenho de arranjar outro "Jardim" ;)!...