sábado, 16 de agosto de 2008

Spathiphyllum wallisii Regel

Nome comum: Lírio da Paz

Foto de 15/08/2008:


Exemplares: Quatro pequenos pés retirados do caixote do lixo em 14/08/2008, onde se encontravam sem vaso e já muito murchos. Bastaram umas horas mergulhados em água e uma noite depois de envasados para que as plantinhas tomassem um aspecto totalmente diferente de quando as encontrei.

Indicações de cultivo: É uma planta herbácea originária da Costa Rica, Colômbia, Panamá e Venezuela que pode chegar aos 70 cm de altura. Dá-se bem em interiores, preferindo a luz filtrada ou sombra e não suportando o sol directo. Não tolera temperaturas inferiores a 15ºC. Necessita de um alto grau de humidade. Para tal, deve-se manter o substrato sempre bem regado e borrifar diariamente as folhas com um borrifador manual. Gosta de adubações quinzenais desde a Primavera ao Outono mas não deverá ser adubada no resto do ano. Propaga-se por divisão, de preferência na Primavera.

Cuidados: O contacto com as flores pode causar alergias caracterizadas por urticárias rinite alérgica, laringite, faringite, problemas respiratórios e/ou inchaço ocular.

Actualização: Em 27/08/2008 os pés estavam amarelos e apodrecidos. Creio que houve excesso de água e as plantas, apesar de gostarem de água, já estariam demasiado fracas para aguentar a mudança.

Sem comentários: