sábado, 2 de agosto de 2008

Ficus pumila L. cv. "Sunny"

Nomes comuns: Figueira-trepadeira, Mama-de-parede, Falsa-hera, Herinha, Hera-miúda, Unha-de-gato

Foto de 30/07/2008:


Exemplar: Planta envasada, trazida para o Jardim em 30/07/2008

Indicações de cultivo: É uma trepadeira bastante aderente e de crescimento rápido, adequada a topiaria, cobertura de muros, paredes, colunas, etc. Necessita de podas periódicas para manter a forma e não se tornar demasiado lenhosa. Gosta de viver em sol pleno mas também tolera a meia-sombra, podendo, inclusivé, ser cultivada coo planta de interior. Necessida de solo fértil e de regas regulares. Tolera o frio. Multiplica-se por estaquia.

Cuidados: O látex da planta pode provocar reacções adversas quando em contacto com a pele ou mucosas. Não ingerir.

Sinónimos botânicos: Ficus longipedicellata H. Perrier, Ficus scandens Roxb., Ficus stipulata Thunb., Ficus repens Rottl.

4 comentários:

ameixa seca disse...

Eh eh... eu tenho uma. Comprei há cerca de duas semanas... vinha nim vaso minusculo e já cresceu imenso depois de a mudar para um vaso grande :) Eu acho esta planta muito bonita.

clau disse...

Acho muito bonita qdo recobre muros ou mm colunas, dando uma visao mais aconchegante dos mesmos.
No meu ex-prédio, la em SP, tinha um muro alto e extenso que, pouco a pouco, foi totalmente recoberto por ela. E ficou parecendo uma continuaçao do jardim circunstante!
Bjs!

Anónimo disse...

Vejo que a planta que conheço como ficus pumila é um pouco diferente da que esta contida nas fotos....
As descriçoes da planta nos comentarios até que condiz com a planta, mas nao com a fotografia..
Mesmo que o ficus nao possui essas caracteriscicas nas bordas das folhas esbranquiçada e outra caracteristica que o Ficus pumila é na base de cada folha aprensenta uma gema onde que é caracteristica de plantas que possui raizes ramiformes para justamente fixar ou se reproduzir..

Muito bonitinha a plantinhas mas nao se trata do Fucus pumila..
Abraços e sucesso no paisagismos..

Cris Parreira disse...

Você já descobriu qual é a planta aromática para identificar que recebeu de uma uma senhora idosa? Parece muitissimo com "boldo", usada principalmente para males digestivos e do fígado, amassado e colocado na água - o líquido fica muito amargo. Ela da flores roxas depois de algum tempo. Pena que na net (ainda) não tem cheiro!!! Mas a foto é idêntica. Achei o mesmo nome científico que postou: Plectranthus barbatus.