domingo, 3 de agosto de 2008

Chegou mais uma Begonia

Ainda não descobri o nome da espécie e, se a audiência me puder ajudar, agradeço. Foto de 03/08/2008:


Exemplar: Planta com raiz chegada ao Jardim em 02/08/2008.

Indicações de cultivo: Geralmente é cultivada como planta de interior mas pode viver na rua, tanto envasada como em canteiros. Necessita de substrato fértil e de regas regulares.

Observações: Entretanto, já há alguns nomes possíveis - Begonia boweri "Tiger", B. rex "Leprechaun", B. rex "Cleopatra". Pelos vistos ainda vou ter de investigar bastante até conseguir identificá-la. O mundo das Begonias é para mim uma confusão imensa, devido à enorme quantidade de espécies e híbridos existentes, bem como ao facto de eu perceber muito pouco deste tipo de plantas. 

5 comentários:

ameixa seca disse...

As begónias são muito bonitas. Por acaso não tenho nenhuma :)

teresa g. disse...

Segundo os meus alfarrábios deve ser a Begonia boweri.

Dama do Lago disse...

Ameixa: Eu tenho três espécies mas também é por acaso, já que nunca liguei muito a estas plantas.

Jardineira: Obrigada pela dica. Já incluí a informação no post mas não consigo chegar a uma conclusão porque encontrei outras variedades, também parecidas. A Begonia boweri distingue-se da Begonia rex por onde? Ai!... Sempre que me aparece uma destas é uma dor de cabeça!

teresa g. disse...

Parece-me que a B. rex tem as folhas maiores, o padrão também é diferente, embora ultimamente tenham aparecidos inúmeros cultivares diferentes da B rex. Suponho que as flores também devem ser diferentes, a B. boweri tem flores pouco vistosas, a B. rex não me lembro, porque ela exige tratamento vip (pelo menos as que comprei) e todas as que passaram pelas minhas mãos duraram pouco. Esta é mais rústica, a minha mãe tem algumas que sobrevivem há anos com tratos pouco cuidadosos. Penso que no geral tem tamanho mais pequeno que a rex, mas não tenho a certeza.

Dama do Lago disse...

Obrigada pela explicaçao :)! Em todo o caso, quando a plantinha florir, vamos ter mais algumas "luzes".