sábado, 27 de setembro de 2008

"Planta-do-incenso"

Ofereceram-me este galho com a informação de que lhe chamam "planta do incenso". Obviamente distinta da Boswellia carterii, donde se extrai o olíbano (incenso), esta é uma erva de cheiro adocicado que uma colega identificou como sendo do género Plectranthus. Resta saber a espécie. Foto de 26/09/2008:


Exemplar: Estaca chegada ao Jardim em 26/09/2008 e colocada em água.

Observações: Parece ser uma espécie diferente da outra suposta Plectranthus que por cá mora.

6 comentários:

paulo disse...

Olá Dama do Lago,

gostei muito de conhecer o teu blogue. eu já fiz o que tu fazes agora durante muitos anos, collecionando quase todas as plantas que via. depois, entre os meus 18 e 24 parei de cultivar e agora retomei (tenho 26). só que como tenho mudado muito de casa (pq causa emprego instavel) e logo vou sempre cultivando apenas em varandas.
Agora tenho cultivado numa pequena varanda em viena desde há 6 meses, e tenho uma varanda em braga (abandonada) que tinha uma centena de plantas já. felizmente todas as "cópias" de plantas estao guardadas com outras pessoas assim como as sementes.
planeio agora como arranjar um sítio fixo para fazer a minha arca de noé vegetal!
quanto a muitas espécies por identificar que li no teu blogue, sei uma ou outra, nas recentes é um plectantro e outra parece um cóleo, o mesembrantemo/lampranthus sao o sinónimos do mesmo género, a espécie nao tenho certeza mas há várias muito parecidas, eu recordo-me que essa tem folhas mais alongadas e as folhas roxas, talvez seja a l.roseus, a mais vulgar, mas poderia ser a multiradiatus ou copiosus, foi o que vi na internet.
A tua suculenta de 6 setembro é uma especie do género senecio que inclui algumas suculentas de folhas azuis, uma é essa (quase diria senecio serpens), e outras nao-suculentas que nao tem nada a ver.
A Lamium galeobdolon também diria que é essa.
A calaminta nao sei. Existe a erva gatária, muito famosa por atrair os gatos, mas eu conheco duas variedades e nao parecem essa. O cheiro é muito caracteristico. No entanto as flores da planta que tens sao bem parecidas.

Quando voltar a Portugal podemos trocar plantas se quiseres. Bons cultivos.

Miguel disse...

Olá dama. Fiquei feliz de teres feito um post acerca desta planta. A bem dizer, esta foi de facto a primeira planta que me veio parar às mãos, precisamente por me terem dito que era a planta-do-incenso. Achei muita graça e acabei por cultivá-la. Faz estacas com bastante facilidade. Aliás, se vires no meu primeiro post que tem a frase do Dalai Lama, o insectozinho que aparece na fotografia está a passear nas folhas desta planta. Não lhe conhecia o nome cientifico nem quaisquer aplicações...

Dama do Lago disse...

Olá Solquartocrescente, bem vindo ao meu Jardim e obrigada por todas as dicas :)! Mas uma coisa não percebi, qual é um cóleo? Quanto à suculenta de 6 de Setembro, tem estado candidata a receber o nome de Pachiveria glauca mas aguardo que cresça mais um pouco para ter a certeza seja do que for. Terei todo o gosto numa troca de plantinhas e ideias contigo quando voltares a Portugal. Entretanto, bons cultivos e continua a aparecer ;)!

Miguel: Bem me parecia que tinha visto isto no teu blog, mas ainda ontem andei lá a pesquisar e não encontrei. Afinal chegaste a alguma conclusão acerca dela?

Mocho Falante disse...

Ora viva

cheguei até aqui por uma busca na internet sobre santolina, pois não sabia se pegava por estaca, pelos vistos sim, a estaca que tenho está na água À espera de ganahar raiz mas até agora nada a ver vamos.

Ao que me deram a saber é uma planta que afasta as moscas, problema que tenho na minha casa e que gostaria muito de combater se ter de recorrer a quimicos.

Parabésn pelo Blog, está muito bem construído. Vou voltar com toda a certeza

Dama do Lago disse...

Olá Mocho Falante, bem vindo ao meu Jardim :)! Não sei se a Santolina ganha raízes na água... Quando consegui a primeira estaca pensei que, tratando-se de uma planta apreciadora de sol e sequeiro, seria melhor colocá-la directamente na terra. Vou gostar de saber o resultado da tua experiência ;)!

*****

Fenix disse...

Olá,

Venho aqui saudar e agradecer a publicação deste artigo.
Ao fazer uma pesquisa no Google por Planta de Incenso, encontrei o seu blogue.
Eu procurava precisamente um link para uma fotografia desta planta, para colocar nun artigo que publicarei hoje às 21:30h.
O meu artigo é sobre cactos e vai chamar-se "Se eu fosse uma planta seria um Cacto!"
Inseri um link para este seu artigo.
Espero que não se importe.
O meu Obrigada!

Abraços
Fenix