domingo, 14 de setembro de 2008

O Estragão salvou-se mas...

Ainda tem mosca branca! A folhagem já recuperou mas, infelizmente, o veneno não resultou em nada. Vou ter de descobrir outra abordagem antes que tenha de o cortar todo novamente. Foto de 13/09/2008:

3 comentários:

teresa g. disse...

Sabes que há um produto em luta biológica para a mosca branca?! Na realidade é um bichinho, um parasita dela, uma trichograma, se não me falha a memória. Normalmente aplica-se em estufas, não faço ideia como seria aplicá-las numa varanda. Mas se quiseres procuro o nome comercial, tenho por aí algures essa informação.

Dama do Lago disse...

Agradeço sempre qualquer informação, mesmo que não dê para usar na varanda - pode sempre vir a ser útil no futuro.

teresa g. disse...

Afinal não era uma Trichograma, o mais conhecido chama-se Encarsia formosa :)

Segundo o meu manual de agricultura biológica da agrobio, os nomes comerciais dos auxiliares que estão disponíveis para a mosca branca são o enpak, o miripak, o encarsi-ret, o macro-ret e o en-strip, na altura da edição eram comercializados pela Biosani e pela Eibol. O meu livro já é uma edição com alguns anos, eles já fizeram uma edição mais recente, não tenho a certeza se esta informação está actualizada. Pelo menos estas empresas ainda existem. Entretanto nos últimos anos têm surgido outras empresas que comercializam pacotes de auxiliares mas não me lembro de nenhum nome. Não costumas ir à Terra Sã? Creio que costuma estar lá este tipo de empresas, mas já lá não vou há uns anos.