sábado, 27 de setembro de 2008

Bem pegada

Estes são os galhos anónimos chegados há cerca de um mês e meio. Inicialmente foram colocados em água e começaram rapidamente a ganhar raízes, mostrando bastante vigor. No entanto, os caules estavam muito magoados de terem sido arrancados à mão e começaram a apodrecer. Para salvá-los, cortei as partes apodrecidas e coloquei-os num vaso. Apesar de as raízes ainda não terem o tamanho desejado, o certo é que a planta é realmente muito forte e, não só pegou, como já cresceu bastante. Foto de 26/09/2008: 


Observações: Continuo sem saber de que espécie se trata, estando apenas convencida de que é do género Plectranthus.

8 comentários:

paulo disse...

Olha, também experimentei crescer gengibre. Cresceu muito bem até 15 cm durante todo o verao e depois perdeu as folhas o que é natural (contam-me agricultores que o cultivam). Depois volta a rebentar na primavera, mas a terra nao deve apanhar muita geada. E pode-se cortar o tuberculo para usar.

Miguel disse...

Já passei aqui um bocado a tentar chegar a alguma ocnclusão, mas também nunca tinha visto esta planta.Ainda bem que pegou! :)

Dama do Lago disse...

Solquartocrescente: O primeiro gengibre que plantei não resultou em nada, por burrice minha, aliás. Tinha-o num vaso demasiado pequeno. Recentemente apareceu outro gengibre germinado, mais precisamente na cesta dos legumes, no meio dos alhos e das batatas. Ainda não lhe arranjei vaso mas ele parece não se importar muito com isso.

Miguel: Mais cedo ou mais tarde hei-de descobrir o nome dela ;)!

Fernanda disse...

Olá Dama do Lago,

Andava por aqui a navegar, quando vi a foto desta planta. Também gosto muito de plantas (e adoro saber os seus nomes) e tenho dois pés já bem desenvolvidos dessa planta desde há dois anos. Desde então que tento saber qual o seu nome, mas ainda não consegui.
Há uns meses atrás vi no blog 'narizadentro.blogspot.com', na data de 2007-08-28, uma foto desta mesma planta com o nome "boldo". Tentei pesquisar com esse nome mas nada consegui.
Será que entretanto, por aqui, já a conseguiram identificá-la?

Ah, parabéns pelo seu blog, gosto muito. Vou adicioná-lo aos meus favoritos.

Dama do Lago disse...

Olá Nand, bem vindo ao Jardim :)! Nas minhas pesquisas sobre esta planta também já encontrei o "Boldo" como possibilidade, mas as imagens e os nomes latinos que me apareceram na net deixaram-me com muitas dúvidas. Por essa razão, a plantinha ainda continua classificada como "Espécie por identificar", nada de certezas até esta data. Apenas estou convencida de que é um Plectranthus, quanto ao resto não sei.

Vader disse...

Acho que a chamamos por aqui, no Brasil, de hortelã-graúda - Plectranthus amboinicus.

dimasmarques disse...

A planta é bem parecida com o boldo-do-chile(Peumus boldus) que aparece em fotos nas caixinhas de chá, mas encontrei num site geralmente há confusão com o boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus). Também é bem parecida com hortelã-graúda, mas o aroma desta é bem diferente. Certa vez, conversei com um senhor que disse que a esta planta era o boldo (da terra), e ele a usava também como cerca viva. Para conferir no site: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/JPEGS/boldo.jpg&imgrefurl=http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/ervas4.html&usg=__M2rdC8Dkw4mTecnARFLXV8ywpSo=&h=381&w=300&sz=14&hl=pt-BR&start=1&um=1&tbnid=63nGKrR-1p9OsM:&tbnh=123&tbnw=97&prev=/images%3Fq%3Dboldo%2Bdo%2Bchile%2Bfoto%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN

Cubana disse...

Ola a todos.Espero poder ajudar so cubana logo que vi esta planta lembre da minha mae temperando carne é Oregano Cubano
,Plectranthus Amboincus
Familia Coleus .Boa Sorte lindas tuas plantas Dama do Lago