sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Zingiber officinale Roscoe

Nome comum: Gengibre

Foto de 28/12/2007:


Exemplar: Conseguido por plantio de um pedaço de rizoma trazido do supermercado. O rizoma poduziu um rebento, ainda dentro do saco em que veio.

Obsevações: O rebento desenvolveu-se até atingir cerca de 3 cm e depois parou de crescer. Em Abril acabou por secar completamente e desisti dele.

Indicações de cultivo: O solo ideal deve ser argilo-arenoso, fértil e de boa drenagem. A cultura necessita de muita água, mas não suporta encharcamento.

Uso culinário: O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados como em doces. Usa-se fresco, em pedaços, em sumo, seco, em conserva ou cristalizado.

Uso medicinal: Ver ficha técnica.

2 comentários:

andré disse...

Olá,

Há cerca de 2 meses, cortei e plantei uns 3 pedaços de um gengibre. estão agora com uns 20cm. Estavam no terraço e acho que o frio da última semana esta a fazer mal (folhas queimadas nas pontas) trouxe-o pra dentro de casa e as folhas novas já não apresentam pontas secas.
Bom, na verdade escrevo pra trocar ideias e dicas sobre plantas.
Abraços,
meu email e msn: spanfer@gmail.com
André.

Dama do Lago disse...

Olá André, bem vindo ao meu Jardim :)! Conheço mal as reacções do gengibre pois só tentei cultivá-lo uma vez (e com maus resultados). No entanto, já li algures que a planta, às vezes, seca pelo Inverno, rebentando de novo na Primavera. Tenho um rizoma a brotar na cesta dos legumes e talvez o use para uma nova experiência. Entretanto já adicionei o teu mail ao meu MSN. Quando quiseres, aparece :)!