terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Mentha spicata L.

Nome comum: Hortelã, Hortelã-vulgar, Hortelã-comum, Hortelã-verde, Hortelã-das-hortas, Hortelã-das-cozinhas, Hortelã-dos-temperos

Foto de 11/12/2007:


Exemplar: Oferta. Planta envasada, comprada num supermercado em Novembro de 2007.

Indicações de cultivo: Gosta de humidade e de meia-sombra ou sol directo. Dá-se bem em vaso mas convém ser mudada todos os anos para evitar o apodrecimento da raiz. Desbastar no Verão, depois da floração, de modo a estimular um crescimento mais compacto e o aparecimento de folhas novas.

Uso culinário: É boa em saladas, tanto doces como salgadas, com legumes cozidos e para dar um toque diferente às frutas e aos gelados. É muito usada em sopas como, por exemplo, na canja de galinha e na sopa de ervilhas, com as quais liga especialmente bem. Faz uma tisana muito refrescante, um excelente licor e serve de aromatizante a todo o tipo de bebidas. 

Uso medicinal: Emprega-se no alívio de indigestão, náuseas, flatulência, diarreia e cólicas. O chá ajuda a baixar a febre e, em gargarejos, desinfecta a garganta.

Outros usos: A hortelã serve para preparar um banho tonificante e refrescante, ideal para recuperar as energias. Além de ter um efeito amaciador sobre a pele, também revigora o espírito e envolve o corpo num perfume fresco.

Sinónimos botânicos: Mentha crispa L., Mentha crispata Schrad. ex Willd., Mentha viridis (L.) L.

Sem comentários: