sábado, 1 de dezembro de 2007

Cymbopogon citratus (DC) Stapf.

Nomes comuns: Chá-de-príncipe, Erva-príncipe , Erva-limeira

Foto de dia 01/12/2007, depois de terem chegado por correio. Calhou não haver vasos disponíveis. Improvisei com garrafões de 5 litros:


Exemplares (2): Oferta.

Indicações de cultivo: É extremamente rústico, adaptando-se a variadas condições de clima e solo. Pode ser plantado em vasos, em canteiros adubados ou como bordadura de áreas maiores. É indispensável no jardim de ervas, seja pelo seu aroma ou pelas utilizações medicinais. É muito atractiva para as abelhas, sendo bastante utilizada para capturar enxames. Deve ser cultivado sob sol directo e em solo fértil. O seu crescimento é bastante rápido, o que pode requerer um desbaste periódico. Utilizar sempre luvas ao trabalhar, pois as bordas das folhas cortam a pele. Não tolera geadas fortes, mas renasce sempre na Primavera. Multiplica-se facilmente por divisão.

Uso culinário: Entre nós as folhas são utilizadas em chá e pouco mais mas esta plantinha presta-se a utilizações muito mais vastas. Para aromatizar guisados, caris e pratos refogados retiram-se as duas camadas exteriores do caule (só a parte inferior) e esmaga-se com um cutelo ou faca pesada. Retira-se antes de servir. Também fica bem em sopas e saladas, para tal também só se utiliza a parte inferior do caule, que é mais tenrinha, cortada em rodelas finas. Pode também ser moída com outras especiarias para usar em marinadas, pratos de massa, legumes, frango, carne de porco, peixe e marisco. Liga bem com molhos à base de coco e, obviamente, com todos os pratos doces e de fruta.

Uso medicinal: Ver ficha técnica.

Sinónimos botânicos: Andropogon ceriferus Hack., Andropogon citratus DC. ex Nees, Andropogon citratus DC., Andropogon citriodorum hort. ex Desf., Andropogon nardus subsp. ceriferus (Hack.) Hack., Andropogon roxburghii Nees ex Steud., Andropogon schoenanthus L., Cymbopogon nardus subvar. citratus (DC.) Roberty, Elionurus candidus Hack..

3 comentários:

seni disse...

após uma pesquisa sobre chá principe, vim ter ao seu jardim.
sabe me dizer onde posso arranjar pés dessa qualidade?
obg
cris

Dama do Lago disse...

Olá Seni, bem vinda ao meu Jardim :)! Penso que encontrará o Chá-de-príncipe em qualquer viveiro ou centro de jardinagem bem abastecido. O melhor será talvez telefonar para os viveiros da sua zona e perguntar se têm. Os meus exemplares foram oferta de uma pessoa amiga que conheço de um fórum de jardinagem. Se não conseguir encontrar de outro modo, sugiro-lhe que visite http://www.estufa.net/ e também http://www.quiosquedasideias.com/ . Encontrará, com certeza, utilizadores da sua zona que têm a planta e que a poderão auxiliar.

Anónimo disse...

muito obrigada pela dica, e pela visita ao meu "cantinho".
vou então ligar para os viveiros daqui para saber se têm, caso contrario irei ver nos sites que sugeriu.
trabalho numa loja que vende esse tipo de chá, mas acho que é muito caro (€4,80/40g!!!) e queria arranjar um pé da planta já que ouço dizer que esse chá é delicioso...
bjs.
Seni