quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Hedera helix L.

Nome comum: Hera

Foto tirada em 19/12/2007:


Exemplar: Estaca colhida no início de Dezembro de 2007 e posta dentro de água para criar raízes. O método não parecia estar a resultar, por isso coloquei-a directamente na terra.

Observações: Passados meses acabei por desistir da estaca pois, apesar de ter demorado muito a murchar, nunca chegou a produzir raízes.

Indicações de cultivo: Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e regado periodicamente. A hera aprecia a humidade mas não suporta solos encharcados. É tolerante a geadas e podas para o controle do crescimento. Multiplica-se por sementes, estaquia ou mergulhia.

Uso medicinal: Indicado para ferimentos, queimaduras, problemas respiratórios, hipertensão arterial, nevralgias, gota, escrofulose, reumatismo, neurites, úlceras e calos. Tem propriedades analgésicas, antiespasmódicas, calmantes, cicatrizantes, estimulantes, hidratantes, lipolíticas e vasodilatadoras. As partes usadas são as olhas e os frutos.


Contra-indicações: Cuidado que a planta é tóxica (sobretudo as bagas) e não deve ser utilizada sem acompanhamento ou indicação médica.

Sem comentários: