sábado, 19 de janeiro de 2008

Vinca minor L.

Nome comum: Vinca, Pervinca, Violeta-das-Feiticeiras, Erva-da-inveja, Congorsa, Congossa, Chachaméu, Boas-noites


Exemplares: Uma planta com raíz e uma estaca, postas num vaso em 19/01/2008.

Indicações de cultivo: Gosta de viver em lugares frescos e à sombra. Manter a terra húmida. As espécies de Vinca podem tornar-se invasivas, cobrindo grandes extensões de solo na floresta. Quando cultivada em vasos é necessário fazer a poda do ápice dos ramos, para que estes não se tornem demasiado compridos e para que a planta forme um arbusto compacto.

Uso medicinal: Antigamente era usada no tratamento da diabetes e como forma de estancar as hemorragias. Actualmente usa-se para baixar a tensão arterial e no combate a certos tipos de cancro.

Outros usos: Como alguns dos seus nomes comuns indicam, esta erva faz parte do herbário mágico em várias tradições populares europeias. Era usada tanto em feitiços de amor, como para afastar invejas e outros males. A sua cor violeta é associada ao chakra frontal, aos aspectos da Lua Negra (Yin), sendo uma planta tida como eficaz na potenciação de qualquer trabalho de projecção energética.

2 comentários:

analuciana disse...

Há una anos, junto ao muro da casa da minha avó, apanhava regularmente grandes ramos de congossas (nome que o meu avô ensinou), que ostentava nas jarras lá de casa. Cresciam brutalmente do lado do muro que apanhava mais sombra, acho que são muito vistosas!
Este ano apanhei 2 pedaços com raíz, e platei numa floreira aqui na varanda, vamos lá ver se me safo!

Dama do Lago disse...

Em princípio hão-de vingar. As Vinca são muito vigorosas e pegam bem :)!