segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Nepeta cataria L.

Nomes comuns: Gatária, Catária, Erva-dos-gatos, Erva-gateira, Nêveda-dos-gatos

Recebi a oferta de algumas sementes e coloquei metade delas na terra em 26/01/2008. No dia 03/02/2008 rebentou a primeira semente e no dia 07/02/2008 já havia 4 sementes germinadas. Infelizmente, a meio de Março, as plantinhas começaram a definhar e, de um momento para o outro, ficaram como que queimadas - nem cheguei a perceber porquê.

A primeira sementeira estava assim, no dia 18/02/2008:


Exemplares: Sementeira feita em 26/01/2008 e colocada na cozinha.

Uso culinário: A gatária já foi mais utilizada do que é hoje em dia mas, com o experimentalismo da cozinha moderna, está agora a voltar às nossas mesas. Vai muito bem com saladas, sopas, pratos de ovos e de legumes. Também vai bem com carnes gordas como o pato ou o porco. Faz uma infusão muito saborosa. 

Uso medicinal: Ver ficha técnica.

Outros usos: É uma erva tida como sagrada por algumas tradições. Encontrei referências ao seu uso mastigado por guerreiros com o objectivo de promover a valentia durante a batalha. 

Sinónimo botânico: Cataria vulgaris Moench.

2 comentários:

Anónimo disse...

Talvez a terra em que as sementes foram plantadas fosse muito úmida, muito pesada. Com uma terra mais leve e mais arenosa talvez você consiga que as sementes germinem melhor. Eu tenho gatos e gostaria de saber como conseguir sementes de Nepeta Cataria, que eles adoram. Onde posso consegui-las?

Dama do Lago disse...

Olá Agnes, bem vinda e obrigada pela dica. Irei experimentar, se conseguir arranjar mais sementes... Esta é uma planta um tanto difícil de encontrar no comércio. Foi uma pessoa que conheci num fórum que me enviou algumas sementes pelo correio. Infelizmente gastei-as todas, daí o meu "desespero" para que pelo menos uma das plantinhas vingasse. Se conseguir mais sementes ou, eventualmente, uma planta, certamente irei publicar aqui no blog.