domingo, 20 de julho de 2008

Asplenium antiquum Makino cv. 'Osaka'

Nome comum: Asplénio, Feto-ninho japonês

Foto de 19/07/2008:


Exemplar: Planta envasada, chegada ao Jardim em 18/07/2008.

Indicações de cultivo: É uma planta indicada para viver em interiores. Gosta de receber uma boa iluminação filtrada mas sem receber sol directo. Não suporta temperaturas inferiores a 15ºC, sendo que a temperatura ideal vai dos 26 aos 30ºC. Gosta de ter o substrato sempre húmido e necessita de borrifadelas regulares para não secar pelas orlas das folhas.

Sinónimos botânicos: Parece que existe alguma controvérsia acerca deste feto ser uma subespécie do A. nidus ou constituir uma espécie àparte.

3 comentários:

Espaço do João disse...

O Asplénium, propaga-se pelo menos de duas maneira. Uma é pelos seus rebentos e outra, pelos esporos libertados que se encontram na parte trazeira das folhas.
Quanto às martinetas, também há quem lhes chame penincheiros. Há várias espécies. Umas são árvores e outras são arbustos: apresemtam-se com flores de variadas cores sendo as vermelhas as mais procuradas. São resistentes às geadas, no entanto preferem climas temperados ou mesmo tropicais. Beijo amigo João

Rose disse...

Olá, que coisa mais diferente?Bonita.
Tenha um bom fim de semana.

Dama do Lago disse...

João: obrigada pela informação :)! Eu julgava que esta espécie não produzia rebentos mas assim vou estar atenta, a ver se eles aparecem!

Rose: é realmente diferente :)! Engracei com ele logo que o vi!