segunda-feira, 14 de julho de 2008

Artemisia dracunculus L.

Nome comum: Estragão, Erva-dragão, Estragão-francês

Foto de 06/07/2008:


Exemplar: Adquirida num viveiro e chegada ao Jardim em 11/06/2008.

Indicações de cultivo: A planta necessita de solo com boa drenagem, sendo capaz de suportar alguns períodos de seca. Dá-se bem ao sol ou na meia-sombra, contudo, o cultivo em solo pobre e seco, situado sob sol pleno, produz plantas mais resistentes e mais aromáticas. As plantas raramente produzem sementes viáveis e a propagação faz-se, portanto, por divisão, na Primavera ou no Outono.

Uso culinário: O estragão tem efeito benéfico sobre a digestão, sobretudo de pratos gordos. Utiliza-se em pó (seco) ou em pedaços (frescos) como condimento de diversos pratos tais como molhos, sopas, aves, peixes cozidos e grelhados, omeletes, pepinos, tomate, cogumelos, saladas, picles, queijos, etc. As folhas frescas são especialmente indicadas para a elaboração de manteigas aromáticas, vinagres e azeites aromatizados, mostardas e molhos clássicos franceses, como a "sauce béarnaise" e o molho tártaro, por exemplo. O seu aroma espalha-se facilmente pelos cozinhados. Por essa razão aconselha-se o seu uso com moderação.

Uso medicinal: Ver ficha técnica

Sinónimos botânicos: Artemisia dracunculoides Pursh, Artemisia dracunculoides var. dracunculina (S. Watson) S. F. Blake, Artemisia dracunculus subsp. glauca (Pall. ex Willd.) H.M. Hall & Clem., Artemisia glauca Pall. ex Willd., Artemisia glauca var. dracunculina (S. Watson) Fernald, Oligosporus dracunculus (L.) Poljakov.

3 comentários:

Miguel disse...

Ah esta conheço bem, também a tenho aqui no cantinho já há um tempo, e aquela etiqueta que se vê aqui na tua foto é precisamente igual à que o meu estragão trazia do viveiro, eu moro do lado oposto à quinta da eira em sintra, onde a adquiri. Têm uma enorme variedade de aromáticas e medicinais. De vez em quando vou lá dar uma espreitadela. Estou um pouco preocupado com o meu estragão porque parou de crescer e as folhas ganharam uma cor amarelada numas poucas zonas.

ameixa seca disse...

Ainda não conhecia estragão. Ainda bem que puseste foto :)

Dama do Lago disse...

Miguel: infelizmente não tenho nenhum palpite para o teu estragão. Este que aqui vês é o primeiro exemplar que tenho.

Ameixa: Eu só conhecia em fotos e em pó - no quintal dos meus pais nunca existiu - mas agora tive a sorte de conseguir este exemplar para o meu Jardim.