domingo, 13 de julho de 2008

Ananas comosus (L.) Merr.

Nome comum: Ananás, Abacaxi

Penso que já está pegado... Foto de 06/07/2008:


Exemplar: Colocado na terra em 24/05/2008. As minhas tentativas anteriores falharam, acabando as plantinhas sempre por apodrecer. No entanto, esta ainda se mantém verde. A diferença foi que, desta vez, deixei secar a parte cortada antes de a meter na terra. Pelos visto, era isso que faltava.

Indicações de cultivo: O Ananás é da família das Bromélias, portanto, poderá dar-se bem como planta de interior. É uma planta sensível ao frio e capaz de resistir bem às secas. Embora seja planta tropical, nos dias de sol muito intenso, os frutos podem sofrer queimaduras se não forem protegidos. Pode ser cultivado em qualquer tipo de solo, desde que seja permeável, isto é, não sujeito ao encharcamento. No entanto, o ideal é um solo leve, rico em elementos nutritivos e com pH entre 5,5 e 6,0, ainda que tolere um pH mais baixo. É bastante exigente em nutrientes.

Uso culinário: O fruto é amplamente conhecido e apreciado.

Uso medicinal: Ver ficha técnica

Sinónimos botânicos: Ananas sativus Schult. & Schult. f., Ananas ananas (L.) Voss, Ananas bracteatus (Lindl.) Schult. & Schult. f., Bromelia ananas L., Bromelia comosa L.

4 comentários:

ameixa seca disse...

Cá em casa é mesmo muito apreciado. Principalmente a acompanhar um assadinho no fornon :)
Bom Domingo

teresa g. disse...

Sabes que o meu pai já conseguiu produzir um abacaxi aqui (concelho de Águeda)? Mas já foi há bastantes anos e não sei como ele fez, lembro-me de ver a planta bastante tempo na estufa e um dia começou a aparecer fruto!

Boa sorte para o teu... e já agora bom apetite ;)

Dama do Lago disse...

Ameixa: eu não sou muito de misturar frutas nos pratos salgados mas, claro, é só uma questão de gosto. Para mim é mesmo simples, ananás em calda ;)

Jardineira: Daqui até ao bom apetite ainda falta muito. Vamos a ver se a plantinha chega até lá...

greentea disse...

pois eu gosto da fruta misturada com os salgados e os assados - anaás, péssego, manga, castanhas tudo é bom !!
e ervas muitas ervas aromáticas ...

beijinhos que o jardim espera-me