domingo, 13 de julho de 2008

Allium schoenoprasum L.

Nomes comuns: Cebolinha-francesa, Ceboleta-de-França, Cebolinha-galega

Foto de 06/07/2008:


Exemplares: Plantas envasadas, compradas em 13/06/2008.

Indicações de cultivo: Consta que é uma planta de fácil cultivo (se bem que para mim será uma estreia). Gosta de um local onde apanhe sol e alguma sombra parcial. O solo deve ser fértil, húmido e ter boa drenagem. As folhas podem ser colhidas desde o fim do Inverno até ao início do Inverno seguinte. A planta tolera bem os cortes frequentes o que, aliás, é aconselhado para manter a produção de novas folhas e atrasar a floração. Com espaço, os pequenos bolbos multiplicam-se rapidamente, formando grandes tufos. É uma planta que se dá bem na companhia de rosas, cenouras e camomila.

Uso culinário: A Cebolinha-francesa é utilizada como o Cebolinho (Allium fistulosum), seu parente mais conhecido. Fica óptima picada, sobre batatas cozidas, ovos, saladas, queijos, em canapés e sanduíches, etc. Deve ser usada fresca, podendo ser congelada para uso posterior. Não suporta a cozedura. 

Uso medicinal: Ver ficha técnica

Outros usos: O sumo da planta é repelente de insectos. Também tem propriedades fungicidas, sendo eficaz contra o míldio e outras doenças. Diz-se que a planta viva também afasta os insectos, bem como as toupeiras. 

Sinónimos botânicos: Allium sibiricum L.

3 comentários:

teresa g. disse...

E é tão giro que não fica nada mal num jardim com fins unicamente ornamentais!

Dama do Lago disse...

De facto :)! As suas flores suplantam, em beleza, as do cebolinho. Fiquei encantada com elas e também pelo facto de esta planta ser de tão fácil manutenção.

clau disse...

...sao flores assim meio bizarras, mas de uma beleza unica...!
E se elas se dao bem em vaso, penso que um dia tb gostaria de ter as minhas!
Bjs!