quarta-feira, 9 de julho de 2008

Afinal há Gatárias!

Pois é, depois de terem pastelado durante meses a fio, os pés de Nepeta cataria resolveram crescer. Já tenho outra vez esperança de conseguir instalar esta espécie no Jardim! No entanto, nem tudo são boas notícias... descobri recentemente várias folhas afectadas por bichos, daqueles que fazem túneis pelo meio das folhas - chamam-se larvas-mineiras, segundo julgo. Cortei todas as partes afectadas e vamos a ver se resolveu o problema. Foto de 06/07/2008:

9 comentários:

Miguel disse...

Olá Dama! A Nepeta Cataria parece bastante viçosa! Já ando a ver se vejo por aí àlguns pés, porque já me disseram que há alguns pés aí pelos campos...será? É essa e a erva-betadine...vamos a ver. Parece que pelo teu jardim tudo cresce =)

Dama do Lago disse...

Oi Miguel :)

Nunca vi Gatária nos campos, quem me dera! As sementes (pouquinhas) que usei foram oferta de um colega de jardinagens que mas mandou pelo correio - daí a minha aflição para fazer vingar, nem que fosse só uma! É que esta plantinha é difícil de arranjar, nunca vi à venda, nem sequer as sementes.

Quanto à Celidónia, tenho sementes para dar, colhidas este ano.

Margarida Mota Paulos disse...

A sério? Bem, se não houver já muitos candidatos, quero candidatar-me a essas sementes da Celidónia! Bem e se entretanto a Gatária der sementes ou se souberes onde arranjar disso, diz qq coisa sff ;)

Dama do Lago disse...

Dizer até digo, mas digo para onde? O teu perfil está oculto, não tenho acesso ao teu blog nem a nenhum endereço.

Miguel disse...

Ai, desculpa, o mail da minha mae tava abeto e isto enviou como "margarida" XD só a mim...mas esta oculto? cm assim? q estranho, vou ver isso

Miguel disse...

Se voltares a tentar e voltares a não conseguir ver o blog diz-me sff, pq nesse caso n sei o q se passará.

Espaço do João disse...

Olá Dama.
Peço perdão por andar distraído e, não ter passado mais vezes pelo seu espaço. Realmente tudo dá a entender que as folhas estão atacadas de "filária" ou lagarta mineira.Há no mercado um producto chamado (dimilin W P 25)comercializado e produzido pela " Agroquisa" passe a publicidade. Dá resultado relativo, pois ainda não conheço outro para a exterminação desta praga, que ataca as laranjeiras e as macieiras. Eu não sou apologista do uso de pesticidas e, em especial na época da floração. As abelhas é que sofrem. No entanto é só informar-se melhor. Beijos João.

Espaço do João disse...

Voltei novamente.
Imperdoável não ter respondido ao seu comentário acerca dos girassois. É realmente uma planta muito bonita mas1 tem sempre um mas, toda a alimentação ao seu redor é papada por ela. Gosta muito de terrenos férteis e muita água.Não é conveniente semeá-los juntamente com outras flores. Esta espécie é trangénica, dá sementes normais, mas não se reproduzem. Comprei-as numa superfície comercial. Para o ano plantá-los-ei em lugar seguro e, fora do jardim. Voltesempre, pois farei o mesmo. João

Dama do Lago disse...

Miguel: quando clico em Margarida aparece "Perfil não disponível - O perfil do Blogger que solicitou não pode ser apresentado. Muitos utilizadores do Blogger ainda não decidiram partilhar publicamente os seus perfis."

João: Obrigada pela visita e pela preciosa ajuda. Se não conseguir resolver o problema com a remoção das folhas afectadas, irei procurar esse produto. Espero que não seja preciso pois também detesto ter de usar venenos. Tenho criaturas a viver na minha varanda e algumas das plantas são para usar na comida, daí que só parto para essa opção em último caso.