segunda-feira, 2 de junho de 2008

Boas ramas de cebola

A cebola plantada em 20/02/2008 já forneceu muita rama para as minhas sandes e saladas e ainda continua a produzir. Esta foi plantada uma semana depois e também está bonita. Foto de 23/05/2008:

4 comentários:

Hazel Evangelista disse...

Cara Dama do Lago
Obrigada pelos seus comentários!
Realmente temos muito em comum (se visitar a minha secção de Plantas, vai concordar!). Obrigada pelo nome da outra planta. Fico impressionada com a quantidade de nomes que sabe, tenho que lhe dizer isto. Isso é que é paixão pelas plantas.

Uma pergunta: estou curiosa com a cebola. Como se planta? É só meter uma cebola debaixo da terra, como se faz com o alho? E a rama, corta-se bocadinhos e serve para aromatizar sopas e saladas?

Dama do Lago disse...

Quando se quer produzir bolbos tem de se fazer uma sementeira. Quando se quer só a rama ou as sementes, basta colocar na terra uma cebola germinada, isto foi o que eu fiz. Para usar na comida, corto 3 ou 4 hastes, lavo, pico e uso como se fosse cebolinho. Fica especialmente bem com batatas cozidas, queijo fresco, saladas verdes, omeletes, creme de espargos, molhos, queijos e patés.

ameixa seca disse...

Dama, que saga esta de não ter jardim não é? Vai tudo parar a floreiras. Nunca pensei que desse para plantar cebolas assim. Bem... com a sorte que eu tenho com certeza que não tinha cebola nem para o refogado :p
Adiante... tenho um prémio para ti na Canela Moída. Se não quiseres publicar podes fazê-lo. Só quero que saibas que gosto de vir cá e que este é um excelente blog para mim.
Abraço

Dama do Lago disse...

Oi Ameixa :),

Eu também não imaginava cultivos destes antes de experimentar mas, quando a vontade é muita, uma pessoa tenta e até consegue :)! Quanto ao prémio, agradeço muito e já coloquei ali na barra lateral ;)!