sábado, 14 de junho de 2008

Azolla Caroliniana Willd.


Exemplares: Oferta. Chegaram ao Jardim em 28/05/2008 mas só em 14/06/2008 consegui arranjar um espaço adequado para elas viverem.

Indicações de cultivo: São pequenas plantas aquáticas de pequeno porte (até 3 cm), originárias da América e naturalizadas na Europa. O seu ritmo de crescimento é médio mas não deverão ser libertadas na Natureza porque facilmente se tornam invasivas, chegando a ocupar grandes exetensões e bloqueando a passagem da luz nos lagos ou cursos de água que habitam. Estas plantas contam, habitualmente, com a presença de uma alga azul chamada Anabaena azollae Strasb., com a qual vivem em simbiose. Na extremidade de cada ramo e no espaço limitado pelo arqueado das folhas novas, encontra-se encerrada a Anabaena que se multiplica ocupando as novas folhas. A Anabaena fixa o nitrogénio livre para o hospedeiro (a Azolla Carolliniana). A planta gosta de temperaturas entre os 18ºC e os 26ºC. Reproduz-se por ramificações laterais.

Observações: As plantinhas não se adaptaram ao aquário onde as coloquei e acabaram por morrer. No início de Agosto/2008 não restava nenhuma e desisti da espécie.

Sem comentários: