domingo, 18 de novembro de 2007

Rosmarinus officinalis L.

Nome comum: Alecrim

O meu primeiro pé de alecrim, oferecido pelo meu pai. Foto de 18/11/2007:


Exemplar: Planta envasada.

Indicações de cultivo: Solo bem drenado e exposição total à luz solar. Dá-se bem em vasos. Desbastar depois da floração, no final da Primavera.

Uso culinário: É bom em marinadas de carne e peixe, assados, grelhados e também em pães e doces.

Uso medicinal: Ver ficha técnica.

5 comentários:

teresa g. disse...

Se não conseguires agora não fiques desapontada, é um pouco cedo, volta a tentar mais tarde. Aqui (beira litoral) tradicionalmente as pessoas espetavam os primeiros pauzinhos que usavam na missa de ramos, assegurando que nessa altura eles 'pegavam'. Talvez porque o alecrim fique um pouco inactivo com o frio, é mais fácil enraizar um pouco mais tarde.

Dama do Lago disse...

Bom, até agora ainda não começaram a perder as folhas... vamos a ver. Achei gira essa tradição, não sabia que se usava alecrim na missa, qual é o significado?

teresa g. disse...

Bem, eu não sei muito bem, mas talvez seja para substituir a palma que, segundo a bíblia, foi usada à chegada de cristo a jerusalém como forma de saudação; a outra planta que eles terão usado é a oliveira, que se usa juntamente com o alecrim nos ramos. Suponho que esta é a explicação que te dará um católico, mas acho que também pode muito bem ser uma adaptação de um ritual pagão, uma vez que a festa da páscoa foi colocada em cima de uma festa pagã. Mas acho que uma dama do lago deve saber melhor sobre isso do que eu ;)

teresa g. disse...

Olha, desculpa a publicidade ao meu blog, mas se quiseres dá uma vista de olhos neste post que escrevi quase no início do blog (quando achava que tinha tempo para estas coisas rs rs), tem alguma informação sobre o alecrim.

Dama do Lago disse...

Oi :)

Obrigada pela explicação e pelo link! Fiquei curiosa de saber qual o significado que o alecrim tem para os cristãos. Para saber se ele veio realmente substituir os ramos de palmeira é preciso saber o que significa a palmeira para os judeus... Ora, tanto quanto me lembro era uma forma de designar o rei, certo? (Corrige-me se estiver enganada). Se assim for, por analogia, a palmeira seria um símbolo solar.

O alecrim, por seu lado, é normalmente usado para limpeza/purificação e também Amor/fidelidade, como disseste no teu artigo. Também está relacionado com Hermes/Mercúrio, ou seja, ao Elemento Ar, o princípio mental. No entanto, o planeta regente, segundo grande parte das fontes, é o Sol...

Posto isto, a escolha do alecrim para substituto da palmeira faz algum sentido :), no entanto, este tipo de símbolos não apareceu com o cristianismo e é justamente essa a chave-mestra que nos permite perceber as coisas. Sol, Lua e os Elementos já eram sagrados muito tempo antes de qualquer deus.

(Hehe... No que dá seguir um fio de meada :)...

Bjs