quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Chegaram fetos de Sintra

Fui passear pela serra de Sintra e, a dada altura do percurso, encontrei uma zona completamente vandalizada. Parecia que alguém tinha despejado naquele pedaço de floresta toda a fúria e frustração de uma vida. Muitas plantas estavam partidas, fetos arrancados dos troncos das árvores, terra revolvida... O certo é que parecia recente e pensei que tive bom timing em não ter aparecido mais cedo! Reparei que muitos dos fetos epífitos que tinham sido arrancados ainda tinham bons pedaços de rizoma. Trouxe-os e coloquei-os nesta floreira. Não conheço a espécie e não faço ideia se vão sobreviver. Foto de 11/02/2009:


Exemplares: Vários recolhidos na floresta e trazidos para o Jardim em 11/02/2009.

8 comentários:

Hazel Evangelista disse...

São lindos. E são bem capazes de sobreviverem, sim.

ameixa seca disse...

Pois, há quem se vingue na natureza :)

Espaço do João disse...

Minha querida.
Tenho no meu quintal um pequeno canteiro coberto de fetos de Sintra. Ainda namorava minha mulher e fomos a pé até ao castelo dos mouros. Pelo caminho apanhamos do chão castanhas e enchemos os bolsos. Também trouxe de lá dois pequenos fetos. Foram plantados num vaso, depois foram até ás Mercês, vieram para o Barreiro , voltei a trazê-los para Santiago do Cacém e, finalmente estão em paz dede 1984, data em que conclui a minha casa. Estão nesta altura lindíssimos.Brevemente farei uma postagem dos mesmos.

clau disse...

Que belos que sao...parecem uma renda!!!
Milhoes de anos faz, eram pisoteados por dinossauros.
Mas agora, me parece,sofrem muito mais sob as patas do "homo sapiens sapiens"...
A nossa espécie é pior que erva daninha...!
E parabéns por ter tentado remediado o dano!
Bjs!

Caillean )0( disse...

Oi Dama

Estava passeando por aqui depois que descobri a ufa "Salvia" e dei com esta linda plantinha...ela esta me parecendo com a que chamamos de "Renda Portuguesa" está num lindo vaso antigo pendurada na sombra, pois nao gosta de sol direto, e foi uma das coisas que minha mae deixou para que eu cuidasse. Se for a mesma pois a sua ainda é um baby, seu nome cientifico é "Davalia fejeensis".

Beijinhos

)0(

Anónimo disse...

Olá. no Brasil chamamos esta espécie de samambaia de "Renda Portuguesa". seu nome cientifico é Davallia fejeensis. e são muito fáceis de cuidar. no inverno costumamos podar as folhas.

acacia disse...

Adora estes fetos, aliás, eu adoro o verde de Sintra. Boa sorte para eles.
Margarida

Anónimo disse...

a sintra adora terra do mato,pouco sol.e apesar de ser durinha,gosta de ser paparicada. Tenho bastante e a anos