sábado, 24 de maio de 2008

Satureja montana L.

Nomes comuns: Segurelha, Segurelha-de-inverno

Foto de 18/05/2008:


Aqui uma imagem em pormenor das folhas. Notei estas manchas escuras e arredondadas e não sei se é uma doença. De resto, além das manchas, a plantinha não mostra sinais de estar a sofrer... aceito palpites:


Exemplar: Oferta. Planta envasada. Chegou ao Jardim em 05/05/2008.

Indicações de cultivo: É uma planta perene e resistente que prefere solos pobres e com boa drenagem. Dá-se bem em vaso, de preferência com um substrato à base de terra e areia grossa. Deve ser colocada num local seco, soalheiro e abrigado. Não se dá bem à sombra. Desbastar depois da floração e ir sempre colhendo folhas para estimular o crescimento. Não convém adubar a planta salvo talvez, com um pouco de fertilizante líquido à base de Consolda, durante a fase de crescimento.

Uso culinário: Tem um gosto ligeiramente apimentado que fica bem com guisados de carne, feijão e outras leguminosas. A Segurelha tem uma afinidade especial com os feijões, sendo que em alguns países ela é, por isso, chamada de "erva-do-feijão". Também fica bem com couves, legumes de raíz, peixe, sopas, saladas, pizzas e sandes. Das folhas também se pode fazer chá.

Uso doméstico: A planta viva actua como repelente de insectos indesejáveis.

Uso medicinal: Ver ficha técnica

Contra-indicações: Não usar durante a gravidez.

Sinónimos botânicos: Satureja illyrica Nyman., Satureja confinis Boriss.

Actualização: Depois de alguma floração, planta definhou e acabou por secar completamente no início de Agosto. Não cheguei a perceber se foi uma doença que a matou ou se, afinal de contas, este meu exemplar era uma Satureja hortensis, anual de sua natureza

3 comentários:

ameixa seca disse...

A minha segurelha ainda é tão jovem que nem dá para fazer nada com ela a não ser dar-lhe tempo :) Espero que não seja nenhuma doença grave... salve-se a segurelha para utilizar na comidinha :)
Bom Domingo

greentea disse...

a minha mãe fazia uma sopa de feijão verde em que utilizava sempre a segurelha...
Não costumo usar nem tenho no jardim mas gosto muito

Miguel disse...

Eu tenho uma Satureja Hortensis, bastante mais frágil do que esta aparenta ser, mas que tem os mesmos usos culinários e um cheiro muito caracteristico.