segunda-feira, 5 de maio de 2008

Roseira

A Roseira esteve na varanda mas não parece ter gostado. As folhas ficaram com mau aspecto e muitas acabaram por cair. Resolvi limpá-la das folhas mortas, podá-la um pouco mais e tratá-la com a solução de água, sabão e álcool para o caso de ela estar afectada por alguma praga. Agora está na cozinha, tem algumas folhinhas novas e já está com melhor aspecto. Foto de 26/04/2008:

6 comentários:

Florescer disse...

Tens lhe posto algum adubo?
É que pode estar a precisar, uma vez que apresenta um tom amarelado...
Mas quero que ela te dê muitas rosinhas para depois poderes mostrar a nóoooossss... ok?

Dama do Lago disse...

Por acaso ainda não a adubei mas é capaz de estar na altura! Obrigada pela dica!

Espaço do João disse...

O tom amarelado, é sinal que está a ser atacada pelo míldio. Há no mercado medicação adequada. É o mesmo producto para o ataque ás vinhas. Por este motivo, muitas das herdades que fazem cultivo de vinha , em espaços intervalados teem roseiras pois são muito sensíveis a esta doença.

Dama do Lago disse...

Míldio????????? Estou a ver o caso mal parado se não conseguir encontrar um remédio caseiro que seja eficaz :( ...

teresa g. disse...

Está no interior? Talvez seja uma questão de a colocar no exterior, num local com arejamento, os fungos gostam de lugares pouco arejados.

E é importante a planta estar bem nutrida, (mas não em excesso), há suplementos que aumentam a resistência às doenças, porque se a planta não estiver nas melhores condições fica mais susceptível ao ataque de doenças e pragas. Eu não gosto de fungicidas, nem mesmo dos mais inofensivos, acho que é sempre preferível usar medidas preventivas e só usar os fungicidas se estas não resultarem de todo.

teresa g. disse...

Bem, a pergunta 'está no interior' era escusada se tivesse lido com mais atenção rs rs!

De qualquer forma a recomendação de procurar um local com mais arejamento mantém-se porque muitas vezes as varandas não têm circulação de ar suficiente.