quinta-feira, 29 de maio de 2008

Matricaria chamomilla L.

Nome comum: Camomila, Camomila-alemã

Cerca de dois meses depois de ter feito a sementeira, as plantinhas ainda estão minúsculas. Parece-me que eu tenho uma certa falta de talento para este tipo de propagação... Foto de 23/05/2008:


Exemplares: Sementeira feita em 25/03/2008. Em 17/04/2008 começaram a aparecer as primeiras plantinhas.

Indicações de cultivo: Trata-se de uma planta anual. Propaga-se por sementeira em local definitivo, na Primavera ou no Outono. Adapta-se bem à maioria dos solos, excepto os muito húmidos. Necessita de muito sol. 

Uso culinário: A Camomila é usada, sobretudo, como chá de ervas pois o seu sabor é demasiado amargo para que se use de outra forma.

Uso medicinal: Ver ficha técnica

Sinónimos botânicos: Matricaria recutita L., Chamomilla recutita (L.) Rauschert, Chamomilla vulgaris Gray, Chrysanthemum chamomilla (L.) Bernh., Matricaria chamomilla fo. kochiana (Sch. Bip.) Fiori & Paol., Matricaria courrantiana DC., Matricaria kochiana Sch. Bip., Matricaria recutita var. kochiana (Sch. Bip.) Greuter

3 comentários:

ameixa seca disse...

Já parecem as minhas plantinhas... parece que hibernaram todas. Eu tenho aquela teoria de que quando crescem lentamente... um dia vão dar um pulo e surpreender todos. Uma espécie de passagem da infância para a adolescência :)

Dama do Lago disse...

Não me parece que elas vão "pular" de repente... já me dou por feliz se não morrerem. Mas agradeço o optimismo :)!

Anónimo disse...

Tenho vivido na Estónia e esta flor cresce por todo o lado, lá, nas ruas, ao pé dos contentores do lixo, e especialmente em sítios de solo duro e com gravilha.
A flor lá aparece a partir de Junho.
Sou grande fã do chá - bastam umas duas cabeças para mim.
colimer@yahoo.com