quinta-feira, 29 de maio de 2008

Helichrysum italicum (Roth.) G. Don.

Nomes comuns: Perpétua-das-areias, Planta-do-caril

Foto de 23/05/2008:


Exemplar: Oferta. Chegou ao Jardim em 19/05/2008 e tem estado a viver na varanda.

Indicações de culivo: O Helichrysum italicum, que é originário do sudoeste europeu. Gosta de solo com boa drenagem em local abrigado e de exposição total à luz solar. Não tolera excesso de humidade. A planta deve ser podada depois da floração. Propaga-se por estacas de rebentos semi-lenhosos, no Verão.

Uso culinário: Usa-se para aromatizar sopas, molhos, vegetais, arroz, pratos de peixe e frango. O caule pode ser usado inteiro e depois é retirado antes de servir, como fazemos com as folhas de louro. Também pode ser usado em pó, esmagado num almofariz juntamente com alecrim, salva, tomilho, uns grãos de sal e uma colherzinha de azeite. Este tempero é óptimo para aplicar em filetes de peixe antes de os grelhar ou assar, envoltos em folha de alumínio. As flores servem para fazer chá. Ao contrário do que se possa pensar perante o nome "Planta-do-caril", esta planta não entra na composição do caril indiano tradicional.

Uso medicinal: O chá alívia dores de estômago e asma. Em uso externo, alivia a dor de queimaduras ao mesmo tempo que limpa a pele.

Sinónimos botânicos: Helichrysum angustifolium (Lam.) DC.

5 comentários:

ameixa seca disse...

Olha... está na varanda e está muito bonita :) Deve cheirar bem não?

Crix disse...

Também tenho um enorme no meu quintal e não sabia que era bom para o estômago - vem mesmo a calhar ;)

Dama do Lago disse...

Ameixa: a plantinha cheira intensamente, faz-me imaginar que estou numa loja indiana cheia das mais diversas especiarias :)

Crix: sinceramente, acho que esta planta em chá é intragável, por muito bem que fique nos guisados ;)! Há outras plantas, igualmente boas para o estômago e que sabem consideravelmente melhor, por exemplo a hortelã, a cidreira, o chá-de-príncipe, a camomila, a nêveda-dos-gatos, o tomilho...

Anónimo disse...

Conforme prometi aqui vai mais alguma informação que me foi fornecida pelo eng. Jorge Ferreira.

De acordo com a Nova Flora de Portugal (de João do Amaral Franco).

As principais características usadas para as diferenciar são as da flor:

- Invólucro oblongo-cilindrico, com as brácteas estreitamente imbricadas; cipselas sem ou com reras glândulas.... H. italicum;
- Invólucro globoso a floboso-ovóide, com as brácteas frouxamente imbricadas; cipselas com numerosas glândulas.... H. stoechas.

A espécie H.stoechas é bastante variável e tem a subspécie H. stoechas ssp. stoechas, distribuída por quase topo o país.

A espécie H.italicum tem em Portugal a subspécie H.italicum ssp. picardi, identificada pelo Prof. Franco e distribuida por solos arenosos e rochosos de todo o litoral português.

O livro consultado tem ainda uma descrição de cada uma das espécies e subspécies. Pode ser consultado na Biblioteca do ISA.
(Não sei se ainda têm para venda - Depº de Botânica do ISA).

A H. italicum tem um aroma de caril, o que é outra forma de a identificar.

Dama do Lago disse...

Muitíssimo obrigada pela explicação :)!! Amanhã já pego nas informações e vou investigar para os viveiros. Só ficou um pequeno "grão no sapato", nomeadamente a questão do cheiro. Nos tais viveiros onde costumo ir e donde veio o meu exemplar, é cultivada uma espécie que a pessoa responsável identificou como sendo H. stoechas, porém o seu cheiro a caril é muito intenso! É possível que a identificação estivesse incorrecta - na altura conversámos e ficámos na dúvida. Espero encontrar alguma flor no meio da eira para poder tirar isto a limpo ;)!!