quinta-feira, 17 de abril de 2008

Begonia doente

A minha pobre planta está muito doente! Nas folhas têm aparecido estas manchas e receio que possa ser um fungo ou um vírus capaz de alastrar às restantes plantinhas. Infelizmente, até agora, ainda não consegui nenhuma pista consistente acerca do que será e já detectei mais duas outras plantas afectadas. Se alguém souber ajudar, agradeço! Foto tirada em 13/04/2008:


7 comentários:

Rose disse...

Obrigada pela caminhada.Chega de notícias banais.
Seu espaço é cheio de informações valiosas, valeu!!!

teresa g. disse...

Não conheço mas parece mais o estrago de um fungo. Está num local arejado?

Olha, num vaso tão pequenino não estará com fomita? :)

De qualquer forma não me parece muito grave, se aumentar é que talvez tenhas que ter cuidado, mas como os últimos tempos têm sido bastante húmidos e escuros é natural que apareçam alguns problemas com fungos que passem quando o tempo ficar mais seco.

Dama do Lago disse...

Oi Jardineira, muito obrigada pela informação. A planta está na cozinha, perto da janela. Cortei-lhe as folhas afectadas e coloquei-a ao sol. Vamos a ver se lhe passa a moléstia.

Ana Maria B disse...

Olá! Vim aqui parar por via dos outros blogues e estou a gostar.
Parece-me que não é boa ideia pôr a planta ao sol. Precisam de muita luz mas sol directo não gostam. Também é preciso cuidado com as regas, nem demais nem de menos, e a comidita, claro...

Dama do Lago disse...

Oi Ana Maria :)! Obrigada pela visita e pelas dicas. Não sei o que fazer à planta, ela tem estado nas melhores condições de luz e água mas continua doente. E o pior é que a tenho uma Calceolária que está a morrer pela mesma doença. Acho que vou perder as plantas e sem descobrir o que é que as afectou :(...

Anónimo disse...

eu outra vez!!Estou passeando por todas as plantinhas que também possuo, para poder aprender um pouquinho mais.
Isto também ocorreu com a minha, mas observei que era por causa do sol.Passei a notar após colocá-la ao sol e agora que a tirei e coloquei em local de sombra noto que está se recuperando.
beijo e espero ter ajudado.

Dama do Lago disse...

Olá,

Não sei se aqui é o mesmo problema pois esta planta nunca apanhou sol directo. Além disso, o meu pai (que foi quem ma ofereceu) tinha-la na rua, junta com outras da mesma espécie e sem problemas. O mais esquisito é que fiz muitas estacas com esta planta e algumas delas "herdaram" a moléstia, mesmo tendo sido oferecidas e mudadas para outros locais. Suspeito de coisas péssimas, tipo vírus ou assim... Mas a verdade é que não sei. A planta desta foto, infelizmente, acabou por morrer.