Nomes comuns: Calanchói, Calancói, Calanchoé, Flor-da-fortuna, Calandiva
Nada menos que dez plantinhas, salvas do caixote do lixo. Foram consideradas demasiado feias para poderem ser vendidas ou utilizadas em trabalhos de jardinagem e assim, por serem "imprestáveis" e estarem a ocupar espaço, iam ser deitadas fora. Quando as recolhi estavam em muito mau estado. Limpei-as de folhas e troncos mortos, lavei-as bem com jactos de água e adicionei terra nova aos vasos. Por serem tantas e da mesma espécie, resolvi numerá-las, de modo a facilitar o acompanhamento de cada uma ao longo do tempo. Fotos de 17/09/2008:
Aqui estão todas, à chegada ao novo lar:
Número 1 - Amarela simples:
Número 2 - Vermelha dobrada:
Número 3 - Rosa simples:
Número 4 - Fucsia dobrada:
Número 5 - Tem as flores em botão. A cor é clara, talvez branco. Suponho que é dobrada:
Número 6 - Esta é a maior. Está sem flores:
Número 7 - Está sem flores:
Número 8 - Está sem flores:
Número 9 - Está sem flores:
Número 10 - Está sem flores:
Exemplares: Chegados ao Jardim em 17/09/2008.
Indicações de cultivo: Esta planta é originária de África e de Madagáscar. É suculenta, muito rústica, de folhas com margens dentadas e chega aos 30 cm de altura. As suas flores podem ser simples (com 4 pétalas) ou dobradas (com muitas pétalas), ocorrendo em várias cores diferentes como, por exemplo, vermelho, amarelo, laranja, rosa e branco. As variedades de flores dobradas são chamadas Calandivas. Dá-se bem em vasos e floreiras, tanto em exteriores como em interiores, desde que apanhe algumas horas de sol directo. Quando se encontra totalmente exposta ao sol, as suas folhas podem adquirir uma tonalidade avermelhada. É resistente ao calor, ao frio, ao vento e a períodos de seca. O solo deve ser fértil e ter boa drenagem. As folhas e as flores não devem ser molhadas, porque podem apodrecer. O mesmo se aplica à rega que deve ser feita com moderação, duas vezes por semana durante o Verão e uma vez no Inverno, regando até a água chegar ao prato. Deve ser limpa regularmente das flores e folhas que vão ficando murchas. Não necessita mais do que uma adubação anual, de preferência com um fertilizante rico em fósforo. A propagação faz-se muito facilmente a partir de rebentos retirados das plantas adultas e colocados na terra.
Curiosidades: O Calanchói é popularmente conhecido como "Flor da Fortuna e da Felicidade", sendo habitualmente oferecido entre amigos e parentes.
Sinónimos botânicos: Kalanchoe globulifera var. coccinea H. Perrier
12 comentários:
Ihhhhhhhh...... que grande achado!!
Que sortuda, Dama do Lago!!!
São lindas!
ohhh tantas!!! Que lindas!
Ainda bem que estas plantinhas conseguiram uma nova oportunidade de vida! :)
* * *
Querida Dama do Lago, tenho um prémio para si no meu blog. Eu sei que já o recebeu antes, mas continua a merecê-lo! Que se há-de fazer?
Hazel: quem me dera poder dar-lhes um lar mais confortável mas a varandinha está muito cheia. A minha casa parece um hospital de plantas e quase todos os dias me aparece mais uma a precisar de colo. Obrigada pelo prémio... novamente ;)!
Art e bijux: Bem vinda ao meu Jardim :)!
As minhas depois de terem sido atacadas por uma praga estão a recuperar muito bem... com novas folhinhas. Espero que as tuas se habituem bem ao novo lar ;)
Olá dama do lago,estive a ver de um em um e fez-me recordar aqui á uns anos eu comprei um colecção com algumas cores e de todas a mais fácil de tratar e que pelos vistos proliferou mais foi a de cor branca......são muito senciveis á humidade,atenção um pouco de sol agradecem...boa sorte ,beijinhos.....
Olá encantadora de flores!
Como você está? :)
Tenho certeza de que esta postagem foi para mim!
Eu tenho três vasinhos com essa planta, só que das cores amarela, rosa e branca, mas não nasce flores. Vai ver ainda não é a época delas nascerem.
Eu tenho que colocar mais terra nos vasos também, mas não sei exatamente que tipo de terra devo colocar. Você fez algum preparo especial para elas?
Ameixa: Estas plantas costumam ser muito resistentes. Quando lhes aparecer alguma praga, experimenta dar-lhes duches de pressão. Passados alguns dias com este tratamento não deverão sobrar bichos pois as folhas lisas e cerosas não deixam que eles se escondam. Só deves ter o cuidado de deixar sempre os vasos a escorrer bem, nunca os metas dentro de pratos e certifica-te que estás a usar um substrato com boa drenagem.
Nelio: Devem ficar lindas, todas floridas :)! Por aqui aguardo as surpresas das que não têm ainda flores.
Daniela: Elas gostam de solo com boa drenagem. Para tal, misturo areão de aquário com substrato para plantas, daquele normal, na proporção de uma parte para duas. Costuma resultar - pelo menos ainda nenhuma se queixou!
Obrigada, Dama do Lago!! Tentarei fazer isso por aqui.
beijos!
OLA DAMA DO LAGO,ESTOU MUITO FELIZ EM ACHAR O SEU BLOG. TENHO MUITAS PLANTAS E AINDA ESTOU ME ORIENTANDO MELHOR NA INTERNET PARA SABER COMO CUIDAR DE CADA UMA DELAS.SALVEI VOCE NOS FAVORITOS E GOSTARIA MUITO DE QUANDO TIVER ALGUMA DUVIDA PODER CONTAR COM VOCE.
Olá Anónimo, bem vindo ao Jardim :)! Estou sempre disposta a ajudar no que puder.
Olá!!!Estou muito preocupada pois tenho uma linda flor da fortuna ela esta no momento repleta de flores, so que á mais ou menos 1 mês apareceu em suas folhas como se fossem ciscos brancos pequenos não é pulgão e percebi que seus brotinhos estão murchos não entendo muito de plantas o que devo fazer??? desde já muito obrigada
Enviar um comentário