Nome comum: Tomilho-limão
Foto de 13/04/2008:
Exemplar: Planta envasada, comprada no supermercado em 07/04/2008 e colocada na varanda.
Indicações de cultivo: É uma planta de rua, perene, com flores de cor lilás pálida que surgem no Verão e pequenas folhas salpicadas de verde e amarelo. Tem um intenso aroma a limão. Gosta de solo bem drenado, arenoso ou argiloso e de exposição total à luz solar. A propagação faz-se por sementes (pardas, arredondadas e muito pequenas) que se disseminam naturalmente na Primavera e Verão. Podar após a floração e substituir de 3 em 3 anos.
Uso culinário: É usado em pratos de longa cozedura, estufados mas também para aromatizar caldos, recheios, peixe e legumes. Combina bem com carne de vaca, aves, caça e borrego, adicionando-se à vinha d'alhos. Também é ideal para substituir o sal e recomenda-se em dietas de baixo teor de sódio. O seu sabor é algo picante e liga bem com as carnes em geral, carnes recheadas, marinadas, pizzas, saladas, queijos, molhos e até frutas em compota. Resiste a cozeduras prolongadas.
Outros usos: Devido á presença de carvacol e fungicidas é um bom repelente de insectos. Antes da existência de frigoríficos o tomilho também era usado como conservante dos alimentos. O tomilho tinha ainda muita fama como estimulante do apetite sexual e havia o costume de enxaguar os lençóis da cama dos amantes com água misturada com uma infusão bem forte.
Uso medicinal: Ver
ficha técnica.
Sinónimos botânicos: Thymus serpyllum citratus West.,
Thymus serpyllum citriodorum Pers.