sábado, 9 de agosto de 2008

Ceropegia woodii Schltr.

Nome comum: Corações-emaranhados

Foto de 07/08/2008:


Exemplares: Rebentos retirados de um estolho e plantados em 05/08/2008.

Indicações de cultivo: É uma trepadeira suculenta, originária da África do Sul, pendente e muito delicada. Produz caules longos e finos que podem alcançar os 4 metros de comprimento. As folhas são suculentas, opostas e em forma de coração. Floresce durante o Verão. Os frutos são pequenas vagens, com sementes achatadas que caem facilmente quando maduras. Deve ser cultivada na meia sombra ou luz filtrada. Não tolera sol quente e deve ser protegida quando cultivada em exteriores. Apesar da sua sensibilidade necessita de temperaturas altas e muita luz, mas sempre sem estar exposta ao sol directo. Se a planta estiver a receber pouca luz, as suas guias produzem menos folhas, fazendo com que ela pareça mais nua. Quando isto acontece deve cortar-se as pontas às guias, de modo a encorajar a produção de folhas novas. O substrato deve ser leve, fértil e com boa drenagem. É uma planta que exige pouca manutenção além das adubações mensais durante a época de crescimento (Primavera e Verão). Deve ser regada em intervalos regulares mas com cuidado pois não tolera o encharcamento. É mais capaz de tolerar períodos de seca do que excesso de água. No inverno convém reduzir ainda mais as regas, pois a planta entra no período de dormência, não consumindo água e ficando sujeita ao apodrecomento dos tubérculos. Multiplica-se por estaquia, por mergulhia dos pequenos tubérculos produzidos na base das folhas e por sementes.

Sinónimos botânicos: Ceropegia linearis subsp. linearis E. Mey., Ceropegia linearis E. Mey subsp. woodii (Schltr.) H. Huber, Ceropegia barbertonensis N. E. Br., Ceropegia euryacme Schltr., Ceropegia schoenlandii N. E. Br.

5 comentários:

Rose disse...

Querida, ganhei uma mudinha de planta e já vi dela por aqui,no seu espaço, vou procurar e lhe agradecer por esse espetáculo de blog, viu?
Tenha um bom final de semana.
Beijos.

Dama do Lago disse...

Depois não te esqueças de dizer qual é a plantinha ;)!!

Ravick disse...

Adore essa espécie! Eu costumo plantar em meio a outras suculentas, que a protegem do sol direto. Fica muito bonito.

Adorei o teu blog! :)

Anónimo disse...

Minha mae tinha uma planta dessa que o jardineiro matou. Ela adorava a planta porque tinha sido dada a ela pela irma que faleceu. Ja fazem varios anos e eu nunca achei essa planta para vender. Voce sabe aounde posso comprar uma muda?

Muito Obrigada,

Cristina VanValkenburgh

Anónimo disse...

Querida Dama do Lago

Ando há anos procurando por mudas dessa plantinha...
Não encontro em parte alguma.
Achei até que estava extinta.
Vc sabe onde posso adquirir uma muda??
Me escreva por favor
pihtidin@gmail.com
Cybele