domingo, 13 de abril de 2008

Calceolaria x herbeohybrida

Nomes comuns: Calceolária, Sapatinho-de-vénus, Sapatinho-de-princesa, Bolsa-de-princesa

Foto de 07/04/2008:


Exemplar: Planta envasada comprada num supermercado em 05/04/2008.

Indicações de cultivo: Esta planta é um híbrido obtido a partir do cruzamento de três espécies de Calceolaria, nomeadamente, C. crenatiflora, C. corymbosa e C. cana, todas originárias do Chile. Deve ser cultivada sob meia-sombra ou iluminação difusa, em substrato fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica, com adubações regulares e regas frequentes. Apesar de perene, costuma ser tratada como anual. Multiplica-se por sementes que germinam em 10 dias.

Observações: Bem tentei manter a planta mas, de facto, depois da floração ter terminado, ela começou a definhar visivelmente. Em 14/06/2008 ainda tentei animá-la, cortando as partes estragadas mas a planta acabou por morrer passados poucos dias. No decorrer da sua estadia notei um fenómeno curioso, nomeadamente, que muitos insectos (principalmente mosquitos) apareciam mortos sobre as suas folhas e agarrados aos caules. Não encontrei referências a esta planta ser tóxica ou poder funcionar como armadilha insecticida mas foi justamente isso que constatei.

Sinónimos botânicos: Calceolaria herbacea, Calceolaria youngii

5 comentários:

Rose disse...

Tudo lindo e fresquinho. SEu espaço está e é muito ".Gostoso".
Gostou das arveres somos nozes?
Querida, tenha uma boa semana.
Bjs.

Jolly Isaiah disse...

essa flor é linda, pena que seja dificil de cuidar... =\

Boa sorte com ela e tens um blog muito giro =)

bj*


http://joaocrisostomo.greatestjournal.com/

teresa g. disse...

Esta planta tem um ar muito fofo, quase me tentei já a comprá-la, mas com o tempo que tenho para cuidar delas a pobrezinha estaria condenada.

Anónimo disse...

Um abraço.

Dama do Lago disse...

Olá S. Conhecemo-nos?